O HR-V Selfie Edition e o carro-camaleão da Skoda foram algumas das piadas feitas pelas fabricantes neste 1º de abril.| Foto: /

O 1.º de abril é reconhecido como o dia mundial da mentira. E as montadoras costumam embarcar na brincadeira e divulgam para jornais e site “trollagens” que, muitas vezes, de tão convincentes acabam sendo divulgadas como verdade. Várias ‘peças’ foram aplicadas pelas fabricantes nesta quarta-feira.

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Selecionamos algumas delas, como o HR-V Selfie Edition e a cadeira autônoma da Audi, e também outras feitas em anos anteriores que, apesar de parecerem surreais, acabaram publicadas como verídicas, e somente depois desmentidas pelas montadoras. Confira abaixo:

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Honda HR-V Selfie Edition: A Honda apresentou nesta quarta-feira (1º) o HR-V Selfie Edition, uma versão do novo SUV compacto conectado com a onda do momento, os autorretratos. A marca até criou um vídeo com no qual mostra as vantagens do modelo descolado, que tem 10 câmeras no interior e exterior para fotos em diversos ângulos. Por segurança, o sistema só funciona com o carro parado.
Skoda Fabia camaleão: A checa Skoda, marca popular da Volkswagen na Europa, patenteou uma tecnologia capaz de mudar a cor do carro instantaneamente com um simples toque na tela multimídia. O suposto criador da novidade até deu uma explicação para o carro-camaleão. “Quando o motorista se sente feliz como a primavera, ele pode mudar a cor para amarelo, mas se estiver triste porque o gato está doente pode mudar para preto”, afirmou Gio Kyng, professor da Universidade de Praga.
Van kebab: A Vauxhall, divisão britânica da GM, elaborou uma versão ‘saborosa’ da van Vivaro usada por taxistas. O utilitário vem com dois espetos giratórios para kebab, sanduíche de origem turca bastante comum nas ruas da Europa.
Nissan carro-academia: A Nissan ‘lançou’ o botão GYM (academia, em inglês) que possibilita o condutor malhar enquanto dirige. Como funciona? O dispositivo desliga todas as assistências eletrônicas, como direção assistida, estacionamento automático e vidros elétricos, para que o condutor tenha de se movimentar mais. Segundo a empresa japonesa, gastam-se 1.415 calorias por semana com a engenhoca.
Microvan VW: A Volkswagen também aproveitou o dia da mentira para exibir a van Caddy Maxi Mini e seus míseros 2,4 metros de comprimento. Segundo o material de divulgação, o modelo é o equivalente dos chocolates expostos no caixa do supermercado na Europa. “Esperamos que os clientes que compram nossas vans superpremiadas acrescentem um Caddy Maxi Mini como um pequeno regalo”, brincou a empresa.
Cadeira autônoma Audi: A Audi divulgou o vídeo de uma cadeira de escritório que anda sozinha, no melhor estilo de veículos autônomos. Sensores biométricos levam o usuário ao banheiro ou para uma pausa no café. O ‘veículo’ é dotado de tração nas 5 rodas e vem ainda com um sensor que evita um encontro com o chefe, além de um airbag para caso de colisão com um colega de trabalho.
Supervan da Mercedes: A Mercedes-Benz divulgou nas redes sociais uma versão da van Sprinter preparada pela divisão esportiva AMG. A Mercedes-AMG Sprinter 63 S carrega um motor V8 biturbo de mais de 500 cv.
Chevrolet Corvette AeroWagonette: Em 2013 a preparadora Callaway (EUA), especializada em Chevrolet, aumentou o tamanho do novo Corvette com o conceito shooting brake. Até aí, tudo bem. Só que a empresa também encontrou uma maneira de levar os filhos para passear. Noticiou a criação do AeroWagonette, um engate com capacidade para três crianças.
Opel Astra Copacabana: Para homenagear a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o Opel anunciou em 1 º de abril a comercialização na Europa do Astra Copacabana. A edição vinha com o nome da série adesivado na lataria e detalhes internos inspirados no Rio de Janeiro, com direito a grama retirada do Maracanã cobrindo os bancos e areia branquinha de Copacabana para preencher o espaço dos pés. Como opcional, uma máquina de bebidas presa ao teto. Ela fornecia a tradicional caipirinha, porém sem a cachaça, que era jogada no tanque de combustível para uma mistura, resultando em alguns cavalos a mais ao motor de 199 cv.
Mini Paceman GoalCooper: A marca inglesa também aproveitou a mote do Mundial no Brasil para apresentar o Paceman GoalCooper JCW. O modelo vinha nas cores verde, amarela e azul da bandeira nacional na carroceria, nas molduras e capas dos retrovisores. Os tapetes possuíam bordas amarelas simulando a marcação de um gramado, o retrovisor interno levava uma minibola e até um pebolim foi encaixado no console entre os bancos. No porta-malas havia uma rede (tal qual a de um gol), a bola oficial da Copa, chuteiras e ‘holofotes’ de leds na parte interna.
Mini Cooper ‘T’ : Praticamente todos os anos, no dia da mentira, a Mini divulga uma versão incomum de um de seus produtos. No ano passado, foi a vez do revolucionário Cooper T. A letra ‘T’ no nome vinha da palavra ‘Tea’, chá em inglês. E era justamente este o combustível do carro. Segundo a marca, o modelo poderia rodar 64 km com impressionante uma xícara. “Come estrada, bebe chá”, estampava a publicidade na época.
Seat Ibiza Aero Tonto: O nome já sugeria uma brincadeira feita pela Seat, em 2009. O carro teria uma hélice no teto, capaz de captar a energia do vento e levá-la ao motor. Um suposto engenheiro da marca, com o nome de Santos Inocentes, cravava à época: “O aproveitamento da energia eólica é potencialmente ilimitado”.
Volvo V40 EnVelop: A Volvo anunciou em 2013 a chegada do V40 equipado com o sistema External Vehicle Protection (EnVeloP). Curiosamente, a novidade surgia um ano depois de a marca ter lançado o airbag para pedestre, este um dispositivo real. O EnVeloP entrava em ação quando a batida era inevitável, abrindo um compartimento no teto que liberava airbags por todo o carro, deixando só a grade exposta.
BMW M3 picape: Muitos fãs de carros ficaram boquiabertos quando a BMW revelou em 2011 uma versão picape de seu esportivo BMW M3. O modelo trazia o mesmo propulsor V8 4.0 do cupê, que rendia 420 cv, suficientes para levá-lo a 300 km/h. Meses depois, uma picape da M3 foi flagrada em testes no circuito de Nurburgring (ALE), mas se tratava apenas de uma experiência para aproveitar a redução de peso (cerca de 70 kg) da picape com o objetivo de desenvolver um motor mais potente para o cupê.
BMW Running Coach : Aquela corridinha para manter a saúde em dia pode ter a companhia do carro. Pelo menos foi o que propôs a BMW em 2012 ao anunciar o Running Coach. Inspirada nos Jogos Olímpicos de Londres, a marca ‘criou’ um dispositivo, baseado no sistema Connected Drive e em câmeras ao redor, que fazia o veículo seguir o motorista enquanto ele fazia sua atividade física. O carro chegava a emitir mensagens incentivadoras para o seu dono por meio de alto-falantes.
Mini ‘acampamento’: A Mini mostrou duas opções de acessórios inusitados voltadas para a prática do acampamento. O Swindow Roof era uma barraca montada em cima do teto do Mini Countryman, que virava uma simples plataforma quando desmontada. Já a Cowley Caravan (ao lado) era um reboque oferecido no Mini Clubman que trazia cama, fogão a gás, pia com tanque, tomada de energia, TV, DVD, bateria, entre outros. Pesava apenas 300 kg, para não comprometer o desempenho do carro.
Mini ‘acampamento’: A Mini mostrou duas opções de acessórios inusitados voltadas para a prática do acampamento. O Swindow Roof (ao lado) era uma barraca montada em cima do teto do Mini Countryman, que virava uma simples plataforma quando desmontada. Já a Cowley Caravan era um reboque oferecido no Mini Clubman que trazia cama, fogão a gás, pia com tanque, tomada de energia, TV, DVD, bateria, entre outros. Pesava apenas 300 kg, para não comprometer o desempenho do carro.
BMW P.R.A.M: Um carrinho de criança estilo BMW equipado com ar-condicionado, assento reclinável e pneus de baixa resistência. Esta era a novidade da marca em 1º de abril de 2013. Tinha até um pacote ‘M’ como opcional e suspensão trabalhada para “rodar tão bem no campo de polo quanto no shopping center”, dizia a publicidade do veículo, batizado de P.R.A.M (Postnatal Royal Auto Mobile).
Google Racing: Em 2012, a Google substituiu um piloto da Nascar por um computador equipado com software da empresa. Para mostrar que a ‘autocondução’ funcionava, ela lançou um vídeo com o próprio Sergey Brin, um dos fundadores da Google, na posição do piloto com as mãos para fora.
Honda Hair: As montadoras também ‘inventam’ utensílios comuns ao diaa dia do usuário. Em 2013, a Honda adicionou à van Odyssey o HondaHair, para que as mães pudessem cortar o cabelo de seus filhos no veículo. Bastava plugar o o dispositivo no aspirador HondaVac (este existente) e o cabelo da criançada ia embora sem sujar o carro.
Nissan Toast-R: As montadoras também ‘inventam’ utensílios comuns ao dia a dia do usuário. A Nissan criou para os fãs do esportivo GT-R o Toast-R, capaz de deixar o pão torradinho em apenas 2,9 segundos.
Peugeot Mood Paint : Para trocar a cor do carro não seria mais necessário levar a um serviço especializado, bastava o motorista mudar de humor para que o veículo adotasse uma nova tonalidade na lataria. A solução foi aplicada pela Peugeot ao esportivo RCZ em 2012. Batizada de Mood Paint, a tecnologia utilizava um ‘pigmento psicocromático’ que alterava a estrutura molecular da pintura, conforme o calor humano, a pulsação e o nível de estresse detectados por sensores no volante. Se o condutor estava alegre, o RCZ assumia a cor amarelo, quando estava tranquilo o azul era exibido e se o carro assumisse o tom vermelho era sinal de que o motorista estava um tanto nervoso.