Ao volante
Um foguetinho na pista
Para exibir os dotes do pequeno esportivo, a Fiat liberou a pista do Autódromo Internacional de Goiânia. E o 500 Abarth mostrou vigor para acelerar desde as baixas rotações. Mas, é pisando fundo e sempre trabalhando em giros mais altos que o carrinho se comporta como um verdadeiro esportivo e se sente em casa na pista.
Os freios, com discos redimensionados e pinças maiores, dão conta de segurar o hatch antes de uma curva.
Com os engates macios do câmbio, basta reduzir uma marcha para o 500 Abarth voltar a mostrar toda a disposição que tem para a pista.
Nas curvas, o conjunto de suspensão (independente na dianteira e eixo de torção na traseira) se mostra mais firme do que o das outras versões, mas não chega a deixar o modelo duro para o uso urbano.
A direção de assistência elétrica é bastante direta, porém fica melhor e mais firme quando o modo Sport é ativado, por meio de um botão no painel. O sistema também deixa o pedal do acelerador mais sensível e altera a pressão do turbo (que pode ser monitorada pelo mostrador posicionado ao lado esquerdo do volante). De acordo com a Fiat, o carro faz de de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 214 km/h de máxima. Parte deste desempenho é favorecido pelo peso de 1.164 quilos.
Resumindo, o 500 Abarth pode ser considerado um verdadeiro brinquedo de gente grande. Desde que se tenha dinheiro sobrando e um outro carro na garagem. Embora com configuração de quatro lugares, o 500 acomoda bem apenas duas pessoas e seu porta malas é de 185 litros.
Depois de ter sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Fiat 500 Abarth é lançado oficialmente no Brasil e as suas vendas começam na segunda quinzena de dezembro. Importada do México, a versão esportiva do carrinho custará a partir de R$ 79,3 mil. A estimativa é vender cerca de 250 unidades do modelo por ano. O primeiro lote será de apenas 30 carros. A divisão Abarth já esteve presente no Brasil com uma versão do extinto Stilo.
O carro chega em configuração única, equipada com o motor de quatro cilindros 1.4 MultiAir (a turbina trabalha a 1,27 bar de pressão) movido a gasolina, que desenvolve 167 cv e 23 kgfm de torque entre 2.5000 e 4.000 rpm. A única transmissão disponível é manual de cinco marchas. Segundo dados de fábrica, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 214 km/h.
O modelo terá apenas dois opcionais: teto solar e sistema de som da marca Beats by Dr. Dre (disponível para outras versões da gama) de 370 Watts de potência, com seis alto-falantes e subwoofer instalado no porta-malas.
O pequeno esportivo sai de fábrica com suspensão e direção com acerto mais rígido e direto, freios com ABS e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sete airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho do motorista), controle de transferência de torque, entre outros.
Em comparação com a versão de entrada, o 500 Abarth está com o para-choque dianteiro maior, rodas de liga leve de 16 polegadas exclusivas, com pneus 195/45, e dupla saída de escape cromada. Além de frisos laterais que identificam a linha e dos retrovisores, que podem ser vermelhos, brancos ou pretos, sempre em contraste com a carroceria preta, vermelha, branca ou cinza. O símbolo do escorpião, que identifica a divisão esportiva, está na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante e no motor.
Por dentro, os bancos são do tipo concha com revestimento de couro, o ar-condicionado é digital e o volante tem comandos de rádio. Há ainda faróis de neblina, limitador de velocidade, assistente de partida em rampas, computador de bordo e sistema de fixação Isofix. Teto solar e sistema de som da marca Beats serão vendidos como opcionais, a preços que ainda não foram definidos.
O jornalista viajou a convite da Fiat
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