A inspiração pode vir do cinema, do esporte ou da música. O apelo em alguns casos é tecnológico e em outros, o adeus a um carro que fez história no mercado. Mas, independentemente da marca ou modelo, as séries especiais têm o objetivo de incrementar as vendas das montadoras, oferecendo um produto segmentado e mais exclusivo.
Quem procura por um modelo de edição limitada deve estar disposto a gastar um pouco mais do que a configuração "comum", por isso recomenda-se uma avaliação mais apurada do negócio, se os atributos agregados realmente valem a pena e se determinadas características que diferenciam a versão podem ser um empecilho para a venda posteriormente.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Revendedores de Veículos Automotores do Paraná (Assovepar), Gilberto Deggerone, a desvalorização mantém-se nos mesmos patamares de versões convencionais. "Eventualmente pode ocorrer alguma dificuldade para venda, como por exemplo, carros com cores diferentes, como o amarelo. Mas a depreciação é como a de qualquer automóvel."
Além disso, ele não vê problemas no que diz respeito a peças e manutenção. "As fábricas têm a obrigação de manter isso no mercado." Aos interessados em edições especiais, separamos alguns modelos lançados recentemente no mercado:
Especiais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast