Não é só de gadgets que é feita a feira de eletrônicos de Las Vegas (CES), realizada de 6 a 9 de janeiro. Na edição deste ano do evento, considerado o maior do mundo, as tecnologias automotivas assumiram o papel de protagonistas, principalmente no que se refere à integração com objetos do dia a dia, como celulares e relógios, e ao avanços dos veículos autônomos.
Um dos destaques foi a criação de apps para o controle de operações por meio dos relógios inteligentes, os smartwatches, apresentados pela BMW e pela Hyundai. A montadora sul-coreana exibiu o aplicativo Blue Link, capaz de dar a partida, abrir e travar as portas, acionar as setas e buzina e localizar os modelos em um estacionamento por meio do acessório.
O programa estará disponível gratuitamente apenas para smartwatches com sistema operacional Android, do Google, a partir do primeiro trimestre deste ano, segundo a Hyundai. Ele poderá ser usado nos modelos que tenham o sistema Blue Link, que equipa alguns dos modelos da fabricante desde 2012.
Já a BMW oferecerá um aplicativo exclusivo para relógios apenas aos proprietários do compacto elétrico i3, que possibilitará a busca por estacionamentos e a realização de manobras sem que o motorista precise pôr as mãos no volante. Segundo a empresa, a novidade tem como base o sistema anticolisão Active Assist, que por meio de quatro scanners distribuídos na carroceria identifica objetos e obstáculos em um ângulo de 360º e freia automaticamente ao aproximar-se deles. A previsão é de que o app esteja disponível a partir de 2020.
A marca alemã exibiu ainda o dispositivo iDrive, que realiza o reconhecimento de gestos do condutor em frente à tela da central multimídia; e o aplicativo para tablets Touch Command, que pode ser utilizado pelos passageiros para controlar o rádio, a temperatura do ar-condicionado e a posição dos bancos .
Alta performance
Mas não são apenas as fabricantes de veículos que estão à frente das tecnologias que tornam os carros mais inteligentes. A Nvidia, conhecida pela produção de placas de vídeo de alta performance, mostrou ao público o computador Drive PX, que é capaz de realizar operações autônomas por meio de um sistema de 12 câmeras distribuídas pelo carro, que captam e processam as imagens no entorno, evitam a colisão com outros modelos, além de estacionar sem a interferência do motorista, por exemplo.
Fora isso, a Nvidia oferecerá ao público o equipamento Drive CX, que suporta o uso de até duas telas 4k, de altíssima resolução (2.160 pixels), e de quatro telas Full HD (1.080 pixels). De acordo com a empresa, a plataforma possibilita a reprodução de imagens em 3D e é compatível com todos os sistemas operacionais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast