• Carregando...

Detroit (EUA) – A 18.ª edição do Salão de Detroit, que termina hoje, expõe vários conceitos com estilo moderno e arrojado. Não faltam protótipos esportivos, além de "antevisões" de veículos que em breve vão estar sendo lançados mundialmente.

Ford Reflex

Os projetistas da Ford não economizaram em criatividade na hora de criar o conceito Reflex. Com linhas modernas e arredondadas, o protótipo traz uma combinação híbrida de motor elétrico e a diesel, mas há outro propulsor elétrico junto ao eixo traseiro para se obter tração integral quando desejado. Além disso, o Reflex possui cintos com air-bags, em que uma bolsa de forma tubular se enche em caso de colisão, para distribuir a retenção do cinto sobre uma maior área do peito do ocupante.

Toyota FR3

A Toyota antecipa em Detroit a minivan do futuro, a FR3. Com oito lugares, traz toques futuristas como a iluminação por fibra ótica nas laterais dos bancos, dois monitores para vídeo e jogos eletrônicos, painel original e volante que foge ao padrão circular. Das seis portas, as duas traseiras abrem-se em sentido oposto ao das demais, o que facilita o acesso às fileiras posteriores de bancos. A FR3 traz um motor híbrido (elétrico e a gasolina).

Nissan Urge

A Nissan associou-se à gigante de informática Microsoft para desenvolver o esportivo conceito Urge, que está sendo apresentado em Detroit. O carro, que pode receber dois ocupantes, é o primeiro do mundo com um sistema de videogame integrado a seu projeto, o novo Xbox 360. Quando estacionado, o Urge permite aos ocupantes da cabine jogar Project Gotham Racing 3, em uma tela de cristal líquido de sete polegadas, usando volante, pedal de freio e acelerador do próprio automóvel. Com linhas arredondadas e forte personalidade, o Urge possui teto tipo "targa" (denominação que designa carros com teto removível).

Mini Detroit

Baseado na perua conceito desenvolvida para o último Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, a Mini – divisão da BMW – expõe em Detroit uma nova versão denominada Mini Concept Detroit. Além da decoração chamativa, com rodas, faixas e outros elementos em azul, as novidades estão em uma caixa sob o porta-malas, outra fixada à janela lateral traseira direita (acessível por dentro e por fora) e as barras de teto. A Mini já confirmou que irá lançar a versão de série da station wagon. Oficialmente, a data ainda não foi definida, mas circulam informações de que o lançamento mundial vai ocorrer no fim de 2008. A motorização não foi divulgada.

Volvo C30 Design Concept

A grande atração da Volvo Cars em Detroit é o C30 Design Concept, protótipo que antecipa as linhas do novo compacto de luxo da marca sueca – o futuro C30 – que será lançado no Salão de Paris, em setembro deste ano. O conceito combina o visual moderno da frente das novas gerações dos sedãs da Volvo com uma traseira inspirada na do modelo 1800 ES da década de 60, onde chama a atenção o imenso vidro traseiro. O C30 conceitual tem quatro lugares, bancos individuais, solução idealizada também para deixar visível o estreito console central para quem vê o carro pela tampa traseira. Sob o capô um motor preparado 2.4 com turbocompressor de 260 cv – emprestado do sedã S40.

Audi Roadjet

Ele até lembra o novo Audi A3, que será importado para o Brasil este ano. Mas o conceito exposto pela marca alemã em Detroit traz dimensões bem mais avantajadas. Denominado Roadjet, o protótipo é um hatchback que mede 4,70 metros de comprimento e 2,85 m de entreeixos. Suas formas não deixam dúvidas de se tratar de um Audi, com a enorme grade frontal e a linha de cintura alta. O interior tem bancos individuais para quatro pessoas e recursos de entretenimento. No quesito mecânica, o Roadjet oferece um motor V6 3.2 litros com injeção direta de 300 cv, que é acoplado a uma transmissão automatizada DSG de sete velocidades.

A.M. Rapide

Depois de 16 anos, a Aston Martin volta a projetar um sedã, mas por enquanto apenas como um conceito. A atração da marca britânica em Detroit é o protótipo Rapide, um três volumes belíssimo que mantém a identidade dos cupês. O Rapide foi produzido sob a plataforma do DB9, que foi estendida na distância entreeixos e na largura, chegando aos 5 metros de comprimento. O interior esbanja sofisticação, com revestimento em couro claro e monitores de DVD para ambos os ocupantes do banco traseiro. A mecânica deriva da usada no DB9. O motor, um V12 de 6.0 litros, foi preparado para oferecer 480 cv. O câmbio é automático e os freios usam discos de carbono.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]