Auxílio à manobra- A VW foi pioneira no Brasil ao trazer o Tiguan com o Park Assist. Hoje outras marcas também oferecem modelos que estacionam sozinhos. Uma série de sensores nos para-choques dianteiros e traseiros detecta uma vaga compatível com o tamanho do veículo e realiza automaticamente a manobra. O motorista tem apenas o trabalho de engatar a marcha ré e acelerar e frear o carro| Foto: Divulgação
CARREGANDO :)

Não faz muito tempo e ficávamos encantados com os aparatos tecnológicos empregados pelos automóveis nos filmes de ficção científica. O carro acelerava, freava e estacionava sozinho, além de "dirigir" para o mocinho. Acionar o rádio ou fazer uma ligação telefônica exigia apenas um comando de voz. Se isso era algo inimaginável no passado, hoje virou uma realidade cada vez mais acessível ao motorista. Das ações citadas acima, apenas a condução autônoma do veículo ainda não está disponível no mercado; por enquanto, pois algumas marcas já possuem carros-conceito com direção inteligente e prometem lançá-los em breve. Listamos os principais dispositivos atualmente encontrados em modelos vendidos no Brasil e seus benefícios para uma condução mais confortável e segura. Boa parte oferecido em exemplares que custam menos de R$ 100 mil; alguns deles, inclusive, equipando carros mais "populares".

Tecnologia

Publicidade