O segmento de utilitários esportivos de altíssimo luxo vai ganhar em 2006 um novo concorrente no mercado brasileiro. Em julho do próximo ano, começa a ser vendido no país o Audi Q7, que virá para concorrer com modelos como o BMW X5, Volvo XC90, Volkswagen Touareg, Porsche Cayenne e o novo Mercedes-Benz ML. Para o Brasil virá a versão com motor V8 4.2 com injeção direta de 350 cavalos e seu preço deverá chegar a R$ 400 mil.

CARREGANDO :)

Feito sobre a plataforma já usada no Touareg e no Cayenne, o Q7 exibe o visual do protótipo Pikes Peak, mostrado no Salão de Detroit (EUA) em 2003. As linhas são muito modernas e arrojadas, sem deixar de ser elegantes. Os destaques ficam por conta da ampla curva da linha do teto e da robusta superfície da carroceira em relação à área de janelas. A grade do radiador com desenho trapezoidal e o conjunto óptico identificam o modelo como integrante da última geração de veículos Audi. Atrás chama a atenção as lanternas mais horizontais com desenho irregular, que avançam para as laterais.

Dimensões

Publicidade

As dimensões do Q7 são generosas. O jipão alemão mede 5,08 metros de comprimento, 3 metros de entreeixos, 1,98 metro de largura e 1,73 metro de altura. Já o interior une elementos modernos e sofisticados. Além do alumínio e do plástico de alta qualidade, há três tipos de madeira disponíveis para o revestimento do painel e adornos nas portas. Os componentes dos controles são claramente inspirados nos do interior do A6, conferindo ao utilitário esportivo qualidades já encontradas nos sedãs e peruas de alto luxo da Audi.

O modelo dispõe de 28 opções de configuração de bancos e carga possíveis. São sete lugares em três fileiras de assentos, com os da segunda fila individualmente ajustáveis para frente e para trás. As duas fileiras traseiras podem ser abaixadas e dobradas, para se obter espaço de carga de 2.035 litros. Com cinco assentos, o Q7 carrega oferecer 775 litros.

Além do motor V8 4.2 litros de 350 cv e 45 kgfm de torque (força) máximo, que virá para o Brasil, lá fora o Q7 será vendido com um propulsor V6 de 3.0 turbodiesel de 233 cv e 51 kgfm. O câmbio é Tiptronic (com opção de trocas de marchas manualmente) de seis velocidades para ambos. O Q7 vem ainda com tração integral permanente Quattro de última geração, com divisão de torque de 40% à frente e 60% à traseira em condições normais de aderência.

Segurança

O chassi traz numerosos componentes de alumínio e, na suspensão independente nas quatro rodas, molas a ar de altura ajustável são disponíveis. A distância do solo pode variar de 180 a 240 mm. Entre os itens de segurança estão um radar que auxilia o motorista nas mudanças de faixa, avançado sistema de auxílio ao estacionamento (com câmera na traseira e alarme sonoro) e controle de estabilidade com novas funções.

Publicidade