De olho numa fatia maior do mercado de carros importados, a MINI Cooper lançou o One, novo modelo de entrada da marca, que custa R$ 69.950. Até a sua chegada, em julho, quem quisesse desfilar por aí esbanjando estilo tinha de desembolsar, no mínimo, R$ 80.750 para comprar o Salt. É claro que pagar menos significa abrir mão de alguns itens de conforto e desempenho, mas no quesito segurança não houve alterações. O One vem com seis air bags, freios ABS, controle dinâmico de estabilidade, além de luz traseira e faróis antineblina.
Vamos ao visual. A nova versão de entrada é oferecida em uma única cor, ou seja, não tem diferença entre teto e carroceria, o que é comum nos carros da MINI Cooper. As opções são: vermelho, branco, azul, verde, prata e preto. O retrovisor será sempre em plástico preto fosco. No interior, os bancos são de tecido na cor preto carbono. O One tem, ainda, volante em couro, ar-condicionado analógico e rádio com mini CD e entrada auxiliar.
O motor é o 1.6, que gera 98 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. Segundo informações do fabricante, a velocidade máxima é de 186 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 10,5 segundos. O consumo de gasolina é de 13,9 km/litro na cidade e 22,7 km/litro na estrada, ainda de acordo com a empresa.
Já o Salt, que era o modelo de entrada, tem motor de 120 cavalos. O One é oferecido com câmbio manual de seis marchas e direção elétrica, além do computador de bordo. As rodas aro 15 são de liga leve.
Vendas
O MINI Cooper One deve alavancar as vendas da marca, que já estão em expansão no país. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), o número de unidades emplacadas passou de 855 nos primeiros sete meses de 2010 para 1.481 no mesmo período deste ano. O crescimento foi de 73,2%.
A gerente comercial da concessionária Euro Import MINI Cooper, em Curitiba, Cristiane Dala Valle, conta que a meta é vender de oito a dez carros do novo modelo por mês. A loja é responsável pela comercialização da marca em todo o estado. De acordo com Cristiane, o produto é bem aceito por aqui, tanto que a concessionária só perde em vendas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Para alcançar a meta de vendas, ela está apostando no público mais jovem. "Muitos pais estão comprando o One para os filhos", afirma, lembrando que eles apreciam o design do carro, mas também ficam tranquilos com a boa oferta de itens de segurança.
Cristiane estima que estejam rodando em Curitiba e no restante do estado cerca de 500 unidades do MINI Cooper, que é o volume que foi comercializado pela concessionária em pouco mais de dois anos. Ainda assim, o carro chama a atenção nas ruas. O que mudou, aponta a gerente, é que ele deixou de ser o segundo ou até terceiro carro das famílias e passou a ser a primeira opção de muitos consumidores que buscam praticidade e economia, mas com estilo.
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