O consumidor brasileiro terá uma boa safra de novidades neste segundo semestre. Até dezembro estão programados vários lançamentos entre modelos nacionais e importados. São opções para todos os gostos e bolsos, entre veículos inéditos e reestilizações. Vários modelos, inclusive, terão sua estréia em outubro, durante o Salão de Automóvel de São Paulo e, na seqüência, devem desembarcar na mostra de Curitiba, que ocorre em novembro.
Até o fim deste mês, dois modelos estão chegando às concessionárias do país. A Jeep começa a vender o utilitário esportivo importado Commander. A Fiat, por outro lado, inicia a venda da versão aventura da minivan Idea, que chega para competir com o CrossFox e o EcoSport.
Novos flex
Agosto será marcado por cinco novidades. A Ford vai colocar no mercado o Fiesta 1.0 Flex, o primeiro popular da marca com motorização bicombustível. Outro modelo que também passa a ser flexível a partir do próximo mês é o Citroën Picasso 1.6. A Volkswagen, por sua vez, programou o início da comercialização do Passat 2.0 turbo de 200 cv (que substitui o atual com 150 cv) e a Audi coloca no mercado o novo A3 importado, nas versões 1.6 e 2.0 turbo, que irá conviver até dezembro com o modelo nacional ainda fabricado no Paraná (a produção em São José dos Pinhais pára em setembro e os estoques devem durar até o fim do ano). Já a Peugeot começa a importar da Argentina a inédita versão sedã do médio 307, hoje comercializada apenas na China.
Também não irão faltar novidades em setembro. A Volkswagen vai aproveitar este mês para lançar a versão reestilizada do compacto Polo, tanto o hatch como o sedã, que passará a vir com as linhas do modelo europeu. Outra novidade da marca alemã para esse mês será o Jetta (saiba mais na capa e contracapa do caderno). Mas quem deve roubar a cena em setembro é a General Motors. A montadora deverá iniciar a venda do Prisma, a versão sedã do Celta (saiba mais na matéria correlata). Além disso, a Citroën irá começar a vender o C4 importado da França (apenas com carroceria cupê); a Audi, o jipão de luxo Q7; e a Volvo, a nova geração do sedã top de linha S80.
Salão de SP
Em outubro, todas as atenções estarão voltadas para o Salão de São Paulo, que ocorre entre os dias 21 e 31 daquele mês. A mostra de automóveis mais importante do país será o palco de estréia do novo Renault Mégane perua, que já começou a ser produzido para testes na fábrica da marca francesa no Paraná. O evento também foi escolhido para a estréia no país do sedã de luxo Citroën C6 e do utilitário esportivo Nissan Murano. Para não ficar atrás da concorrência, a BMW apresenta o Z4 2.0 (que virá da Alemanha para competir com o Mercedes SLK 2.0); a Troller lança a Pantanal cabine dupla; e a Ford faz a estréia do EcoSport com câmbio automático.
Depois da enxurrada de novidades em outubro, o ritmo de lançamentos começa a perder fôlego nos dois últimos meses de 2006. Mas algumas estréias podem ser esperadas. Destaque para a chegada da nova linha Palio, com o visual reestilizado; e as versões bicombustível do Honda Civic e Fit. Outros modelos que devem chegar por aqui, mas ainda sem data prevista, são a versão SRT (mais esportiva) do Chrysler 300C, o Audi RS4, a picape Chevrolet Avalanche e as versões 2.4 Flexpower do Zafira e Astra.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião