Apesar de as marcas globalizarem cada vez mais seus produtos, ainda há modelos que o consumidor brasileiro só verá de perto se visitar países da Europa. Não é diferente com muitas das novidades exibidas no Salão de Genebra, na Suíça. Pelos estandes desfilam modelos recém-saídos da linha de criação das montadoras que dificilmente chegarão ao Brasil.
A Volkswagen apresenta o Polo Blue GT, que alia esportividade e economia de combustível. Com um motor 1.4 turbo de 140 cv, o compacto consegue chegar aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos (com velocidade máxima de 210 km/h), ao mesmo tempo em que alcança uma média de 21,2 km/l de gasolina na cidade. O baixo consumo é obtido graças a um sistema de desativação de dois dos quatro cilindros, que entra em ação quando há pouca demanda por desempenho. O modelo chega às concessionárias na Europa até o fim do ano.
A Ford mostra o novo Fiesta ST, cuja produção tinha sido encerrada em 2008. Ele retorna com motor 1.6 EcoBoost de 180 cv, que leva o compacto aos 100 km/h em menos de 7 s e à velocidade máxima de 220 km/h. O início da comercialização no Velho Mundo está marcado para 2013.
O destaque da Fiat é o 500 L, um Cinquecento maior, de quatro portas, para transportar até cinco pessoas. Com L de "large" (grande), ele mede 4,14 metros, ou 60 centímetros a mais do que o 500 tradicional. De largura tem 1,78 m, 16 cm a mais que o subcompacto. Na altura, também ganha por 17 cm (mede 1,66 m). Na motorização, o 500L terá como opções o TwinAir (de 900 cc) e um 1.4 a gasolina, além do bloco a diesel 1.3 Multijet II. O porta-malas pode levar "quase" 400 litros. Deve começar a ser vendido na Europa ainda este ano.
A Chevrolet levou o Cruze SW, a versão perua do modelo, que também chegará em 2012 ao mercado europeu. O carro terá sete versões vendidas na Europa, combinando três modelagens de motor a gasolina, dois a diesel, com câmbios manuais e automáticos. Os blocos vão do 1.4 turbo a gasolina, de140 cv, ao 2.0 a diesel, de 163 cv.
Uma das estrelas da Hyundai no salão, a nova geração do i30 Wagon foi criado para o consumidor europeu e já traz as linhas atualizadas do irmão hatch. O volume do porta-malas é de 528 litros.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião