Reconhecido por ser uma das mostras mundiais que mais exibem superesportivos e carros-conceito, o Salão de Genebra deste ano vem se destacando também por apresentar uma série de lançamentos "reais", que logo estarão nas ruas e voltados para um público mais abrangente. Alguns deles ou têm o Brasil como destino certo ou estão com boas chances de desembarcar por aqui, inclusive com produção nacional.
A Audi, por exemplo, exibe a nova geração do A3. O visual não mudou muito parece um A1 um pouco maior. Começa a ser vendido na Europa com três opções de motor, que variam de 122 cv a 182 cv, e deve pintar por aqui em 2013. A principal novidade do modelo, porém, está no chassi. Coube ao A3 inaugurar a plataforma modular MQB (sigla que significa Matriz Modular Transversal). Será amplamente usada pela Volkswagen nos próximos anos, como na sétima geração do Golf.
A Mercedes confirmou a vinda de uma de suas estrelas de Genebra. O novo Classe A deixou de ser um monovolume e agora vai brigar entre os hatches médios premium, leia-se com Audi A3 e BMW Série 1. Estará nas lojas brasileiras no primeiro semestre de 2013. As especificações técnicas não foram divulgadas, mas o modelo europeu terá motores a gasolina de 1.6 l e 2.0 l, com potências de 115 cv no A180 (versão de entrada) e 211 cv no top A 250 todos com turbocompressor. A montadora estuda a fabricação no Brasil, mas deve esperar uma definição do governo sobre a elevação de imposto a carros importados.
Outro com a mira voltada para o consumidor brasileiro é o Peugeot 208. Deve aparecer nas concessionárias nacionais também no primeiro semestre de 2013. Antes fará sua estreia no por aqui durante o Salão de São Paulo, em outubro. Irá competir no segmento de compactos premium, que tem New Fiesta e Punto, sem abandonar a versão 207, que será mantida como uma opção mais barata. A expectativa é de que a produção comece no início do próximo ano, em Porto Real (RJ). Na Europa, os motores vão do 1.0 l a gasolina, com 68 cv, ao 1.6 l, de 156 cv.
O próximo lançamento da Renault no país será a minivan Lodgy, produzida na Europa pela parceira romena Dacia esta responsável por algumas novidades dos franceses no Brasil, como Sandero, Logan e Duster. Chegará para preencher a lacuna deixada pelas minivans Scènic e Grand Scènic. No mercado europeu, a versão básica sai por 9.900 euros (cerca de R$ 23 mil), com opção para levar cinco ou sete pessoas.
Nos corredores de Genebra comenta-se que uma das atrações da Ford, a minivan média B-Max, deverá ser feito em Camaçari (BA). O modelo mundial compartilha plataforma com o próximo EcoSport, a ser lançado em maio, e com o Fiesta mexicano. O B-Max viria para concorrer com Fiat Idea, Nissan Livina e o futuro monovolume da Chevrolet. Na Europa, a gama de motores inclui o novo motor 1.0 EcoBoost, com mais de 100 cv.
Mini-Captiva
Por falar em GM, da sua subsidiária Opel é provável que venha o Mokka, irmão gêmeo do Buick Encore, apresentado no Salão de Detroit (EUA) em janeiro. O crossover poderá ser produzido no México, o que abre caminho para ele concorrer no Brasil com EcoSport e Renault Duster. O motor do Encore é o mesmo Ecotec 1.4 l turbo, com 140 cv, que equipa atualmente o compacto Sonic, outro que desembarca no país ainda neste ano.
A Volvo lançou o V40, uma espécie de sportback com desenho esportivo. O modelo é esperado para o Salão de São Paulo na acirrada briga dos hatches premium, com as vendas a partir de 2013.
Assim como fez com os demais modelos de seu portfólio, a MINI criou uma versão John Cooper Works para o Countryman. O apelo esportivo está no conjunto de motor 1.6 turbo de 218 cv, transmissão manual de seis velocidades, suspensão rebaixada e rodas aro 18. Deve chegar no fim ano.
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