Investimentos
A paixão que o brasileiro tem por automóveis pode ser medida de dois em dois anos, quando São Paulo recebe o Salão Internacional do Automóvel. A edição deste ano, que termina hoje no Anhembi, é mais do que um local para apreciar máquinas. Trata-se de um local de bons negócios e de muito marketing dos futuros lançamentos.A Fiat, por exemplo, além do Bravo, também está lançando no evento a versão esportiva do Novo Uno. O Sporting sai de fábrica com motor 1.4 Evo, faróis de máscara negra, aerofólio em preto, spoiler no para-choque dianteiro e traseiro, faixas e minissaias laterais, ponteira dupla do escapamento, rodas de 15 polegadas e lanternas traseiras com acabamento fumê. Na cabine, a versão é diferenciada pelo quadro de instrumentos com novo grafismo na cor laranja e iluminação em vermelho e bancos com a inscrição "Sporting". De série, foram incorporados computador de bordo, volante em couro e um sistema automático do limpador de para-brisa que aciona o vidro traseiro quando o dianteiro está funcionando ou se a marcha a ré for engatada. A nova opção também recebeu alterações mecânicas para fazer jus ao nome. A suspensão foi rebaixada 20 mm, as molas ficaram mais rígidas e os amortecedores foram recalibrados para absorver melhor as irregularidades do solo e não prejudicar o conforto dos ocupantes.
Omega
A GM promove a pré-estreia do Novo Omega brasileiro. O carro começa a ser vendido até o fim deste mês por R$ 128 mil. O sedã havia deixado o mercado nacional no ano passado e retorna agora com visual renovado e o sobrenome Fittipaldi, em alusão ao ex-piloto de Fórmula 1.
A carroceria ganhou novo para-choque dianteiro e entradas de ar maiores. Já sob o capô, o novo Omega traz o motor V6 3.6, com 40 cavalos a mais do que a versão anterior, e o câmbio automático de seis velocidades que equipa o sedã Malibu e a versão seis cilindros do Captiva. Na cabine, o destaque é a tela de LCD de 6.5 polegadas "touch screen".
BMW X3
Uma das novidades da BMW é a nova geração do utilitário esportivo X3, que começa a ser vendida no início de 2011 e será oferecida aqui nas versões xDrive28i, por R$ 210 mil, e xDrive35i, por R$ 272 mil. Ambas são equipadas com tração integral e transmissão de oito velocidades.
O visual do carro é totalmente novo e o nível de acabamento também sofreu melhorias significativas.
A fabricante alemã fez uma parceria com a Apple e desenvolveu uma base para iPads que fica no encosto de cabeça dos bancos dianteiros, enquanto o motorista pode utilizar o Bluetooth, mensagens de texto, notas e e-mails. A marca criou ainda um dispositivo apelidado de iPod Out, que aproveita o sistema de som do veículo.
Kia Soul Flex
A Kia aproveita o evento para anunciar a chegada no Brasil do Soul Flex, com propulsor 1.6 litro de 130 cavalos de potência (6 cv a mais do que o bloco a gasolina). O carro virá com o mesmo preço da versão a gasolina: R$ 52.900. Suas vendas começam no início do ano.
Peugeot
O crossover da Peugeot 3008, que será oficialmente lançado amanhã em Foz do Iguaçu (PR), será vendido no país até o fim de novembro em duas versões. A Allure parte de R$ 79.900 e a Grife, topo de linha, chega a R$ 86.900.
O carro é equipado com o motor 1.6 THP, desenvolvido em cooperação com a BMW, que rende até 156 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 24 kgfm a partir de 1.400 rpm. O câmbio nas duas configurações é o automático seqüencial de seis velocidades.
Subaru
A japonesa Subaru lança outro integrante da família Impreza, a WRX STI, mas na versão sedã. O modelo mais apimentado da linha é diferenciado pelo enorme aerofólio traseiro, nova grade dianteira em preto e para-choque com acabamento cromado. Para acompanhar o visual nervoso, a novidade é equipada com o motor 2.5 litros de 310 cavalos de potência a 6.000 rpm acoplado a uma transmissão de cinco velocidades com opção de trocas manuais que podem ser acionadas por meio de borboletas atrás do volante.
Dodge
Para quem aprecia muscle cars, a Dodge traz uma novidade que será vendida no ano que vem. Trata-se do Challenger, um dos carros mais potentes fabricados na década de 70. Agora, com novo motor 6.4, ele se torna o mais potente V8 oferecido pela Chrysler.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião