![Obituário: os carros que deram adeus em 2018 Alguns carros que se despedidram foram sucessos em vendas. | Divulgação
/ Fiat](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/ea0dfacb7d9bf2763405eedcef608616-gpLarge.jpg)
O ano de 2018 foi bastante movimentado em lançamentos automotivos, alguns inéditos como Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Fiat Cronos.
Enquanto uns chegam, outros dão adeus. A lista de despedidas é marcada por modelos que foram sucessos em vendas, como o Fiat Palio, e outros que passaram despercebidos nas ruas, caso do Chery Celer.
>> De Virtus a Mustang: os principais lançamentos de 2018; vote no seu preferido
Confira algumas aposentadorias deste ano e vote naquele que demorou para ir embora:
FIAT 500
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/59146bd6293982bd7b28745afefa9fd2-gpMedium.jpg)
A venda do subcompacto no Brasil já havia sido paralisada em 2016, mas a Fiat fez mais uma tentativa de reviver os áureos tempos do carrinho trazendo do México um pequeno lote do 500. Não deu certo e a montadora decidiu descontinuar o modelo de vez.
CHERY CELER
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/26cf4f6b1ff5811cc3a8e51011add188-gpMedium.jpg)
Lançado em 2013, o Celer inaugurou a produção da Chery em Jacareí (SP). As vendas sempre foram baixas e o legado que deixa é emprestar a plataforma para o Tiggo 2, crossover que ganhou espaço na planta paulista e virou um sucesso já sob a bandeira da parceria Caoa Chery.
FIAT PALIO
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/bdccda994f382dfb34bb811d25cfaeb4-gpMedium.jpg)
Divulgação / Fiat
O lançamento do Mobi em 2016 ‘matou’ a primeira geração do Palio, chamada de Fire e que parou de ser produzida em 2017. Já a segunda geração, batizada de Novo Palio, acabou engolida pelo Argo, que estreou no ano passado.
Em fevereiro deste ano, a Fiat decidiu por um ponto final numa trajetória de 22 anos de mercado brasileiro, muitos deles figurando entre os carros mais vendidos no Brasil. O hatch foi responsável por quebrar em 2014 a hegemonia do Volkswagen Gol como o campeão de emplacamentos.
>> CNH digital ganha app para ser baixada no celular e dispensar ida ao Detran
KIA PICANTO
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/1a030b91a56ac02b3f5eb824abc3a869-gpMedium.jpg)
Mais um produto que morreu pela baixa procura nas lojas. A renovação do Picanto estreou no início de 2018 no Brasil, equipado com motor 1.0 e câmbio automático.
O preço na faixa de R$ 60 mil até era um bom chamariz para o carro, mas somente 100 unidades ganharam às ruas. A saída para a Kia foi interromper a importação sem qualquer previsão de que um dia retomará.
FIAT PUNTO
Divulgação / Fiat
Outra vítima do efeito Argo. O Punto foi embora quase que ao mesmo tempo que o Palio, deixando as lojas e o site oficial da marca em fevereiro.
Deixará saudades nos fãs de ‘hot hatch’, que curtiam o estilo esportivo da versão T-Jet turbo, com 152 cv. Ele também foi descontinuado na Europa em agosto passado, onde ainda tinha um certo prestígio.
>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais
FIAT UNO SPORTING
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/cc761cf7c023296840f7e322459f50e3-gpMedium.jpg)
Quem curte carros apenas com o visual esportivo, e um certo tempero na motorização, não terá mais o Fiat Uno Sporting como opção. O modelo saiu do catálogo no início deste ano.
O carro era equipado com o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O Uno sobrevive apenas com a versão Drive 1.0, além de uma configuração com o antigo motor 1.0 Fire e da aventureira Way.
>> 15 perguntas e respostas sobre o uso da cadeirinha infantil
HYUNDAI TUCSON
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/8b1a3febc3b0b775825f6c81f23fb9a2-gpMedium.jpg)
Um dos utilitários esportivos pioneiros no Brasil se despede das lojas após 15 de mercado. A primeira geração do modelo se manteve na ativa mesmo com as presenças do ix35 (segunda geração do Tucson na Europa) e o New Tucson (terceira geração).
O último lote de 500 unidades para atender a encomendas nas concessionárias foi produzido entre setembro e novembro em Anápolis (GO).
>> IPVA 2019: confira as datas para o pagamento
KIA MOHAVE
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/64728bafe5524b60fdef2a69a864267c-gpMedium.jpg)
Ele já agonizava desde o ano passado, mas a Kia insistiu em dar uma sobrevida no mercado brasileiro. Porém apenas 1 modelo foi emplacado em todo país, motivo mais que suficiente para finalizar a venda no país.
LIFAN 530
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/564b90bd7d4fb0978423cf16c059b0b1-gpMedium.jpg)
As marcas chinesas decidiram investir pesado nos SUVs, abandonando sedãs e hatches. É o caso da Lifan, que deu um basta na baixa procura pelo sedã compacto 530, montado no Uruguai. A marca aproveitou e aposentou também o utilitário Foison.
FORD FOCUS
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/12/c35d71c7dec21ed5fafb753cf5eac63f-gpMedium.jpg)
Divulgação / Ford
Colocamos o modelo nesta lista porque a Ford anunciou que deixará de produzi-lo na fábrica de Pacheco, na Argentina, de onde o Focus chega ao Brasil. O fim da produção ocorrerá em maio de 2019.
A decisão da montadora foi motivada pela baixa procura por hatches e sedãs médios, que foram impactados pelo forte crescimento na demanda dos utilitários esportivos. Na Europa, o Focus passou para a quarta geração em 2018.
ENQUETE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião