O Chevrolet Onix simplesmente não toma conhecimento da concorrência e a cada mês amplia o abismo que o isola no topo do ranking dos carros mais vendidos no país.
Em outubro, o hatch compacto registrou o seu recorde de emplacamentos desde que assumiu a liderança, em 2015.
Foram 22.324 unidades comercializadas, superando os 21.763 de agosto, até então o melhor desempenho nas lojas carro. É único modelo a passar a casa dos 20 mil emplacamentos/ mês desde 2014.
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Para se ter uma ideia deste fenômeno espantoso, as vendas somadas em outubro do Ford Ka, que assumiu a segunda colocação na briga, e o Hyundai HB20, que cai para terceiro, não alcançam as do Onix - o primeiro fez 10.461 e outro, 9.361.
No acumulado de 2018, o Onix registra 168.540, contra 88.116 do HB20 e 85.918 do Ka. Graças essa impressionante performance do seu hatch, a Chevrolet é a marca que lidera com 17,17% da fatia do mercado automotivo brasileiro, seguido de Volkswagen, 14,88%, e Fiat, 13,39%.
Mas qual é o segredo do Onix para vender tanto e estar no topo do ranking há 39 meses consecutivos?
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Listamos cinco pontos que respondem a essa pergunta. Confira:
PREFERIDO NAS VENDAS DIRETAS
A marca adota um estratégia eficiente nesta modalidade de negócio, que envolve frotistas, principalmente locadoras e prestadoras de serviço.
Basta dar uma olhada nos carros daquela operadora de TV por assinatura ou da empresa de telefonia para perceber que boa parte dos hatches tem a gravata dourada da Chevrolet ostentada na grade.
Em outubro, metade dos modelos Onix negociados foram por venda direta: 11.314 unidades - em 2018, a soma chega a 68,2 mil carros.
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REDE NUMEROSA E PREÇOS
A Chevrolet é uma das marcas no Brasil como o maior número de concessionárias. São cerca de 600 lojas espalhadas pelo país, e com uma eficiente rede de distribuição, que deixam o carro mais perto do consumidor.
A marca mantém uma versão de entrada com o visual antigo, chamada Joy, cujo preço é bastante competitivo: R$ 44,5 mil. O Ka começa em R$ 46 mil e o HB20, em R$ 43,5 mil.
A Joy representa 30% do mix de vendas do modelo; a LT 1.0 e 1.4 (a partir de R$ 48.690 e R$ 55.350), 35%; a LTZ 1.4 (R$ 59.950), 15%; a Activ 1.4 (R$ 63.090), 10%, e a Effect 1.4 (R$ 58.470) e Advantage 1.4 (R$ 56 mil) fecham o restante da procura.
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ROSTINHO BONITO E CONTEÚDO
Apesar de ter sido lançado há quase seis anos, o projeto do Onix ainda é atual, especialmente após a reestilização de 2016.
O compacto exibe linhas harmônicas e bonitas, o que costumam seduzir o consumidor brasileiro quando o assunto é carro.
Para complementar, há nervuras laterais no capô que dão um ar de esportividade, complementadas pelas assinaturas próprias em led.
Por dentro, há um bom gosto geral. O plástico predomina, mas tem a aparência de “plástico bom”. As peças são funcionais, discretas e pequenas (maçanetas, saídas de ar, comandos em geral).
Soma-se também o painel de instrumentos que mescla mostradores analógico (conta-giros) e o digital (velocímetro, computador de bordo e dados da viagem).
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A conectividade é outro aspecto que conta mais pontos para o comprador na escolha do veículo. E isso o Onix se destaca dentro do segmento. Ele foi um dos primeiros hatches compactos a trazer central multimídia, hoje presente em quase todas as versões.
O MyLink é compatível com os sistemas de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, vem com câmera de ré e ainda oferece o serviço OnStar de monitoramento remoto do veículo, que tem entre outras funções a de concierge e até ajudar na recuperação do veículo roubado.
BOM DE ACELERAÇÃO E CONSUMO
Quem realiza o test drive antes de comprar o carro ficará satisfeito com o desempenho do Onix. Sobretudo com a leveza da direção elétrica e o motor 1.4, de até 106 cv e 13,9 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 velocidades.
Cada vez mais os motoristas estão de olho em modelos que dispensam o uso da embreagem e Onix a procura já passa dos 40%.
O carro tem fácil resposta nas saídas de semáforo e também quando exigido em velocidades maiores a 120 km/h o conta-giros aponta confortáveis 3.500 rpm.
Sem contar que a posição de dirigir é alta, mesmo na regulagem mínima, e o o painel é baixo, o que dá a sensação de estar num monovolume.
Os números de consumo são satisfatórios, um argumento e tanto para quem busca um carro neste segmento. São 14,9 km/l na estrada e de 12,5 km/l na cidade, com gasolina, e 10,2 km/l e 8,6 km/l, com etanol, respectivamente.
BAIXA DESVALORIZAÇÃO E BOA FAMA NAS OFICINAS
Se tem uma coisa que o brasileiro não gosta é perder dinheiro numa negociação. Por isso a depreciação tem forte influência na compra. E Onix está entre os carros que menos perdem valor ao sair da concessionária - entre os compactos é o campeão neste quesito.
Segundo levantamento da KBB Brasil, empresa especializada na cotação de veículos, o índice de desvalorização do hatch é de apenas 7% no primeiro ano de uso e 14% no segundo ano, considerando a versão LT 1.0, a mais procurada.
A média, somada todas as versões, é de 10,2% no primeiro ano e 17,2%, dois anos depois de deixar a loja.
O modelo tem ainda boa fama nas oficinas quando o assunto é manutenção ou reparo/ troca de peças.
Modelo | Outubro | 2018 |
Chevrolet Onix | 22.324 | 168.540 |
Ford Ka | 10.461 | 85.918 |
Hyundai HB20 | 9.361 | 88.116 |
VW Gol | 8.973 | 61.505 |
Chevrolet Prisma | 7.716 | 57.395 |
Fiat Strada | 7.199 | 56.290 |
Fiat Argo | 6.881 | 52.900 |
Jeep Compass | 6.163 | 50.517 |
VW Polo | 6.090 | 57.915 |
Renault Sandero | 6.060 | 43.848 |
Renault Kwid | 5.940 | 52.578 |
Toyota Corolla | 5.928 | 48.857 |
Fiat Toro | 5.659 | 48.693 |
Honda HR-V | 5.352 | 40.936 |
Hyundai Creta | 5.026 | 38.886 |
Fiat Mobi | 4.997 | 41.902 |
Nissan Kicks | 4.663 | 38.447 |
Ford Ka Sedan | 4.319 | 31.772 |
VW Voyage | 4.256 | 27.737 |
VW Virtus | 4.159 | 33.439 |
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