Líder em vendas no Brasil, o Chevrolet Onix passou pela sua primeira reestilização desde o lançamento, em 2012. O facelift foi estendido para o Prisma, que é derivado do hatch, e se somou à incorporação de novas tecnologias e da melhora no consumo.
Mas as mudanças farão com que o Onix se distancie dos seus preços anteriores. Se o carro era tabelado a partir dos R$ 39,2 mil, agora para tirá-lo das concessionárias é preciso desembolsar R$ 44.890. Ao todo, o modelo terá três versões: a LT, a LTZ e a inédita Activ, topo de linha que deve chegar até os R$ 63 mil.
Na configuração intermediária, o carro bate muito perto da casa dos R$ 60 mil. Um Onix LTZ 1.4 automático não sai por menos de R$ 59.790. Já o três volume tem preços que variam dos R$ 53,690 aos R$ 64.690. Todas são equipadas com o motor de 1,4 litro.
Nova geração
O compacto ganhou ainda uma nova geração de propulsores 1.0 e 1.4 (106 cv), que foram associados a novos câmbios manual e automático de 6 velocidades -- os quais também equipam o três volumes -- e à direção elétrica.
A GM afirma que Onix e Prisma ‘emagreceram’ cerca de 30 kg, o que reduziu o gasto de combustível em 18% e 22%, respectivamente, justificando o nome ‘ECO’ que acompanha todas as configurações.
Segundo a fabricante, o consumo do hatch é de 14,9 km/l na estrada e de 12,5 km/l na cidade, com gasolina, e de 10,2 km/l e 8,6 km/l, com etanol. Já o sedã faz 15,4 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade (G) e 10,7 km/l e 8,8 km/l (E).
Tecnologias
As tecnologias embarcadas foram ampliadas nos dois veículos. Se antes o Onix chamou a atenção ao ser um dos pioneiros no segmento dos hatches compactos a trazer central multimídia, o Chevrolet MyLink, agora a fabricante passou a equipar os carros com os serviços OnStar de monitoramento remoto do veículo, de segurança e de concierge.
Cada uma das versões vendidas possui um pacote de serviços específicos, que podem ser o Safe, que traz monitoramento da rota, alerta de movimento, diagnóstico e recuperação veicular; o Protect, que acrescenta serviço de emergência e resposta automática em acidentes; e o Exclusive, o qual agrega navegação e concierge.
O veículo também é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A partir da configuração LTZ, o três volumes é acrescido de câmera de ré.
Visual
Por fora, o Onix e o Prisma incorporam a identidade visual da marca, com entradas de ar renovadas, nervuras laterais no capô que dão um maior ar de esportividade e assinaturas próprias de led. Logo, é natural a comparação com novo Cruze, hatch médio da marca que foi reestilizado neste ano.
Na lateral, ganham destaque as novas rodas de liga leve de 15” presentes a partir das versões LTZ, com um desenho de uma estrela, e os vincos mais acentuados na linha da cintura. A GM conta ainda que o carro ficou 10 mm mais próximo do solo.
Atrás, os modelos receberam para-choques e lanternas com desenho atualizado. Já no interior, os carros ganharam costuras e novos desenhos nos bancos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião