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Até pouco tempo, acreditava-se que os motores 1.0 estavam com os dias contados. Mas os propulsores de três cilindros e a adição do turbo fizeram o ‘milzinho’ não só renascer no mercado como ganhar um novo status: pode entregar mais força e potência, além de ser eficiente no consumo.

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Não à toa, os modelos 1.0 turbo estão na linha de frente do ranking dos carros mais econômicos do país . Hoje o desempenho de um Polo 1.0 TSI ou de um Ford Fiesta 1.0 Style (motor EcoBoost) equivale a modelos aspirados de cavalaria maior, com propulsor 1.8 e até 2.0.

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É claro que eles estão longe de ter uma pegada esportiva, contudo há modelos 1.0 capazes de divertir o condutor em saídas de semáforos e cruzamentos e ultrapassagens em estradas. Confira os mais potentes:

1.º Volkswagen Polo TSI

 
Motor: 1.0 TSI Flex, de três cilindros
Potência: 128 cv
Torque: 20,4 kgfm
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Preço: R$ 68.120

O motor 1.0 TSI é da mesma família presente no up! e no Golf, porém com potência superior. Há ainda a opção de trocas de marcha manuais pelo volante e um modo esportivo que deixa o carro ainda mais arisco.

A configuração TSI não tem a opção do câmbio manual, apenas a automática de 6 velocidades que casa muito bem com o propulsor turboflex. O torque máximo já está disponível a 2 mil giros, o que torna as arrancadas e ultrapassagens muito mais empolgantes.

O Polo cumpre o zero a 100 km/h em 9,6 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima.

2.º Volkswagen Golf TSI

 
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Motor: 1.0 TSI Flex, de três cilindros
Potência: 128 cv
Torque: 20,4 kgfm
Preço: R$ 91.190

Quando foi lançado, o Golf 1.0 gerou discussão sobre o fato de um hatch médio vir equipado com motor pequeno e custando acima de R$ 70 mil. S

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ó que não um ‘milzinho’ qualquer. Com uma concepção moderna, a tecnologia tricilíndrica turbinada é bastante difundida nos EUA e Europa. Por lá, o Golf já roda com essa opção há um bom tempo.>>Os SUVs >> >> Os SUVs mais espaçosos no Brasil

O motor 1.0 TSI, associado ao câmbio manual de seis velocidades, traz injeção direta de combustível e um torque máximo disponível em baixas rotações. Assim, as saídas de cruzamentos e retomadas de velocidades são muito mais espertas. 

O tempo de aceleração de imobilidade até 100 km/h é de apenas 9,7 segundos.

3.º Ford FiestaStyle

 
Motor: 1.0 EcoBoost  a gasolina, de três cilindros
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Potência: 125 cv
Torque: 17,3 kgfm
Preço: R$ 69.790

Na Europa, o motor 1.0 EcoBoost tem uma coleção de títulos de “Motor Internacional do Ano” e equipa uma série de modelos da Ford. No Brasil, ele é gerenciado pelo câmbio automatizado Powershift, de seis marchas e dupla embreagem. 

O motor vem com duplo comando variável (admissão e escape) e injeção direta de combustível, o que significa melhor desempenho nas acelerações. 

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O Fiesta turbo é 20% mais rápido do que o 1.6 (128 cv e 16,0 kgfm), levando o hatch da inércia aos 100 km/h em 9,6 segundos, enquanto o 1.6 cumpre a mesma missão em 12,1 s.

4.º Volkswagen up! TSI

 
Motor: 1.0 TSI Flex, de três cilindros
Potência: 105 cv
Torque: 16,8 kgfm
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Preço: R$ 56.850

O up! TSI foi o primeiro no mundo a oferecer o propulsor 1 litro turbofle x com injeção direta de combustível, tecnologia antes disponível apenas em modelos maiores e mais caros. Vem ainda com o comando duplamente variável na admissão e escape. 

Traduzindo, o up! consegue ser um foguetinho e também um dos modelos mais econômicos do mercado. Tem um zero a 100 km/h de fazer inveja a muitos motores maiores: 9,1 segundos - o torque máximo já está disponível a 1.500 rotações. A velocidade máxima atinge 184 km/h. 

Tudo isso com muita economia. Chega a fazer 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada (gasolina), segundo o Inmetro.

5.º Hyundai HB20 Turbo

 
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Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
Potência: 105 cv
Torque: 15,0 kgfm
Preço: R$ 51.790

É o primeiro turboflex da Hyundai no mundo. Utiliza o motor 1.0 12V Kappa feito na Coreia do Sul com injeção multiponto de combustível. Ele está acoplado à transmissão manual de seis velocidades. 

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O torque máximo é entrega já com 1.550 giros, o que deixa o modelo bastante esperto. O zero a 100 km/h ocorre em 11,2 segundos e o hatch vai a 182 km/h de máxima.

6.º Hyundai HB20S Turbo

 
Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
Potência: 105 cv
Torque: 15,0 kgfm
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Preço: R$ 57.590

Com o mesmo motor do hatch, a variante sedã do HB20 faz valer a aerodinâmica dos sedãs para obter bom desempenho e também eficiência no consumo. 

Ele faz 10,5 km/l no uso urbano e 15,2 km/l, no rodoviário, com gasolina, enquanto a carroceria mais curta registra 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

7.º Ford Ka 

 
Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
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Potência: 85 cv
Torque: 10,7 kgfm
Preço: R$ 45.490

É o mais potente entre os modelos 1.0 sem turbo. Favorecido pela tecnologia tricilíndrica, o desempenho do hatch agrada bastante na cidade, com respostas imediatas ao tocar o acelerador.

Outra vantagem é a visita menos constante aos postos de combustíveis. Faz 13,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas.

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Ford Ka+

 
Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
Potência: 85 cv
Torque: 10,7 kgfm
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Preço: R$ 49.490

Repete o mesmo conjunto do hatch, com desempenho semelhante, com a vantagem de entregar mais espaço no porta-malas (445 litros contra 257 l do hatch).

9.º Volkswagen up!

 
Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
Potência: 82 cv
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Torque: 10,4 kgfm
Preço: R$ 51.290

O peso leve (922 kg) associado ao motor três cilindros privilegiam a tocada mais instigante. Mesmo em subidas, o modelo não demonstra que faltará fôlego em marchas maiores.

A dirigibilidade do subcompacto é uma das mais interessantes do segmento compacto, sem contar que é outro campeão de baixo consumo.

10.º Volkswagen Gol

 
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Motor: 1.0 Flex, de três cilindros
Potência: 82 cv
Torque: 10,4 kgfm
Preço: R$ 44.490

É o mesmo motor do up!, ou seja, comportamento animado nas acelerações e economia de combustível são suas principais características.

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