Considerado o maior evento do gênero no mundo, o 64º Salão de Frankfurt é realizado a cada dois anos, revezando-se com o Salão de Paris. Além dos lançamentos, a mostra é famosa pelo grande número de conceitos com ares futurísticos, com motores elétricos e a combustão, que são apresentados por quase todas as marcas. Conheça alguns deles

CARREGANDO :)

Ford Evos

Ford Evos é um modelo com todo o jeitão de cupê, mas com quatro portas do tipo asas de gaivota. O conceito explora também tecnologias adaptativas capazes de redefinir o comportamento do carro a partir da habilidade e preferência do motorista e da topografia. O carro é capaz de ajustar-se sozinho de acordo com o caminho à frente e a pessoa que estiver na direção. A tecnologia reconhece os hábitos do motorista e pode sobrepor dados de mapas e condições do tempo a partir da conexão em nuvem para ajustar potência, direção, suspensão e freios. O sistema de propulsão do Evos utiliza aquilo que a Ford chama de arquitetura híbrida "dividida", que permite que os motores elétrico e a gasolina trabalhem juntos ou separadamente.

Publicidade

Citroën Tubik

O Tubik é o conceito que vislumbra a mobilidade do futuro em um carro familiar. Um de seus destaques é a capacidade de transportar até nove ocupantes, graças às suas dimensões externas (4,8 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,05 m de altura) e à modularidade dos bancos, que podem ficar semideitados ou frente a frente, por exemplo. Para facilitar o acesso, há portas laterais que se abrem para cima. Internamente, além da modularidade dos bancos independentes, merece destaque o sistema de reconhecimento digital, que oferece "as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do para-brisa e na tela instalada no centro do volante", segundo a Citroën. Híbrido, o Tubik tem tração nas quatro rodas – o eixo dianteiro é impulsionado por um motor a combustão, enquanto um propulsor elétrico atua no eixo traseiro.

Volkswagen Nils

Buscar um conceito técnico e economicamente viável para o transporte individual é o objetivo da marca Volkswagen ao desenvolver o elétrico Nils. O carro-conceito traz design inovador, além de medidas modestas: ele tem 3,4 m de comprimento, 1,39 m de altura e 1,20 m de largura, o que o torna menor do que o compacto Volkswagen up!. A propulsão é fornecida por um motor elétrico posicionado atrás do motorista. O motor desenvolve 20 cv de potência (15 kW) e 13,2 kgfm de torque. O carro conta ainda com um impulso curto de 33 cv (25 kW). De acordo com a Volkswagen, o carro acelera de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e atinge velocidade máxima de 130 km/h. A bateria de íon-lítio, também instalada na parte de trás do carro, tem capacidade de 5,3 kWh, que fornecem energia suficiente para rodar cerca de 65 quilômetros.

Smart forvision

Publicidade

A Smart irá apresentar o forvision. O modelo antecipa as formas da próxima geração do fortwo, assim como algumas das tecnologias usadas no futuro da marca. O conceito tem um grande foco na sustentabilidade, com materiais novos e propulsão mais eficiente. O teto do Forvision é coberto por células solares que geram a energia usada pelo sistema multimídia e o ar-condicionado, por exemplo. As rodas são de um composto plástico consideravelmente mais leve que as tradicionais ligas leves. Além disso, os bancos são forrados com um tecido especial com condutores elétricos integrados à malha. Isso pode substituir o sistema de aquecimento do carro por um mais eficiente, aplicado diretamente aos bancos. O certo é que boa parte das inovações estará na terceira geração do fortwo, programada para chegar às ruas em 2012.