O consumo de combustível é um dos quesitos que o consumidor brasileiro costuma considerar na escolha de um carro. Especialmente se a finalidade é o uso urbano e o modelo pretendido está abaixo dos R$ 50 mil. Por isso, as marcas têm o hábito de divulgar um gasto médio para cada automóvel. No entanto esses números muitas vezes não condizem com a realidade, apontando quase sempre para uma economia bem superior ao verificado no dia a dia do trânsito.
Pensando nessa disparidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) analisou veículos de oito montadoras Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen e chegou a um ranking no qual lista os veículos mais econômicos do país. O resultado, que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012, auxilia na hora de comparar o consumo de alguns modelos à venda no Brasil.
Para a avaliação, concluída em dezembro, o Inmetro dividiu os modelos em várias categorias, como subcompacto, compacto, médio, grande e utilitários.
Dentre os subcompactos, o Fiat Mille Fire Economy 1.0 foi o que atingiu o melhor desempenho. Ele também teve a melhor média entre todos os avaliados. O seu consumo urbano foi de 8,9 km/l e rodoviário de 10,7 km/l, ambos com etanol. Já com gasolina, as respectivas médias foram de 12,7 km/l e 15,6 km/l.
Entre os veículos médios, o menor consumo foi do Renault Logan 1.0, com 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, abastecido com álcool. Já entre os carros grandes, o Ford Fusion Hybrid 2.5, o Honda Civic 1.8, o Renault Fluence 2.0 e o Toyota Corolla 1.8 alcançaram as melhores aferições. Na categoria utilitários, o Fiat Palio Adventure Locker Dualogic 1.8 e o Renault Duster Dynamique 2.0 4x2 foram apontados como os mais econômicos.
A participação dos fabricantes não é obrigatória, e quem opta por participar escolhe quais carros vai incluir no levantamento. A partir de abril, as marcas serão obrigadas a afixar etiquetas com o resultado da avaliação do Inmetro no para-brisa dos carros à venda.
Confira abaixo alguns dos modelos avaliados. A lista completa está no site do Inmetro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião