A chegada dos filhos é um momento de transformação na vida do casal. E dentre as mudanças pode estar a do automóvel, que talvez não venha suprir a necessidade de espaço e conforto para acomodar os rebentos.
Afinal, fazer uma viagem ou um simples passeio de carro significa levar um pouco mais de bagagem. Não dá para sair de casa sem as fraldas, os alimentos, uma sacola de roupas e o carrinho de bebê.
E achar o veículo ideal que se encaixa no perfil família nem sempre é fácil. Existem modelos específicos para atender a diferentes tipos de pais, seja com apenas um filho e que não pretendam gastar muito na hora da compra ou da troca ou até quem possui mais de três 'herdeiros’ e precisa de espaço para acomodá-los.
>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
Na hora de escolher o veículo, atente para a distância entre os eixos das rodas dianteiras e traseiras, comumente chamada de entre-eixos. É um bom indicativo. Quanto maior a extensão neste quesito, melhor será o conforto no interior do veículo.
Outro ponto a ser avaliado e checado é a capacidade do porta-malas, medida em litros pelas montadoras. Quanto maior a litragem, mais itens cabem no compartimento.
>> Os 10 carros 1.0 mais potentes no Brasil
Para ajudá-lo na escolha, listamos algumas sugestões por segmento que podem se encaixar a sua necessidade:
HATCH COMPACTO
Para quem tem apenas um filho e não quer gastar muito na compra ou na troca, um hatch compacto pode ser uma boa pedida. O destaque no segmento é o Renault Sandero (foto), que detém o maior espaço interno, com entre-eixos e porta-malas equivalentes a de sedãs médios.
As motorizações variam de 1.0 a 1.6, com potências que podem chegar a 136 cv, como é o caso da versão 1.5 FreeStyle do Ka. Nesta categoria, o baixo consumo de combustível e a manutenção mais em conta estão entre as vantagens.
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
Renault Sandero | 2,60 | 320 | R$ 45.290 |
Chevrolet Onix | 2,52 | 280 | R$ 43.290 (versão antiga) R$ 48.150 (versão nova) |
Hyundai HB20 | 2,50 | 300 | R$ 43.990 |
Ford ka | 2,49 | 257 | R$ 44.180 |
Citroën C3 | 2,47 | 300 | R$ 43.990 |
VW Gol | 2,47 | 285 | R$ 43.840 |
VW Fox | 2,47 | 270 | R$ 49.990 |
Toyota Etios | 2,46 | 270 | R$ 48.400 |
Nissan March | 2,45 | 265 | R$ 44.990 |
Renault Kwid | 2,42 | 290 | R$ 32.490 |
VW up! | 2,42 | 285 | R$ 50.270 |
Fiat Uno | 2,37 | 290 | R$ 42.990 |
Fiat Mobi | 2,30 | 215 | R$ 31.990 |
SEDÃ COMPACTO
São indicados para famílias compostas por até três filhos. O entre-eixos e a capacidade do porta-malas se destacam e costumam suprir as necessidades de quem busca um carro maior. Destaque para o Toyota Etios (foto), que possui o maior porta-malas da categoria.
Como a maioria é derivada dos hatches acima citados, repete as motorizações de 1.0 a 1.6, com potências de até 128 cv. O mesmo é válido para o consumo e manutenção.
>> Qual vale mais a pena: vender o carro a particular ou na loja?
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
Renault Logan | 2,63 | 510 | R$ 46.900 |
Nissan Versa | 2,60 | 460 | R$ 48.990 |
Toyota Etios Sedã | 2,55 | 562 | R$ 53.240 |
Chevrolet Prisma | 2,52 | 500 | R$ 58.890 |
Fiat Siena | 2,51 | 520 | R$ 46.690 |
Hyundai HB20S | 2,50 | 450 | R$ 51.590 |
Ford Ka+ | 2,49 | 445 | R$ 49.250 |
VW Voyage | 2,47 | 480 | R$ 51.200 |
HATCH COMPACTO ‘PREMIUM’
Essa categoria ganhou visibilidade há pouco com a chegada da nova geração do Polo em 2017. É formada por modelos com equipamentos, tecnologia e até motorização superiores ao grupo dos compactos, já se aproximando dos hatches médios.
O destaque desta turma é o Toyota Yaris (foto), lançado no Brasil neste mês de junho, que possui o maior porta-malas. Polo e Fiesta trazem propulsores 1.0 turbo, com boas respostas nas retomadas e saídas de semáforos e cruzamentos, aliadas ao baixo consumo. Já o Argo oferece a maior potência da lista na opção 1.8 flex (139 cv).
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
VW Polo | 2,56 | 300 | R$ 49.990 |
Toyota Yaris | 2,55 | 310 | R$ 59.590 |
Peugeot 208 | 2,54 | 285 | R$ 54.690 |
Fiat Argo | 2,52 | 300 | R$ 47.790 |
Ford Fiesta | 2,48 | 281 | R$ 56.690 |
SEDÃ COMPACTO ‘PREMIUM’
O raciocínio é o mesmo dos hatches: mais sofisticado e com versões bem mais equipadas, especialmente as mais caras. O VW Virtus, por exemplo, ter um moderno quadro de instrumento digital (assim como o Polo) que pode ser personalizado. O modelo, aliás, tem o maior entre-eixos da categoria, apesar de o Cobalt (foto) ser imbatível no compartimento de bagagem.
Virtus e Cronos, derivado do Argo, entregam as maiores potências com os motores 1.0 turboflex (128 cv) e 1.8 flex (139 cv), respectivamente.
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
VW Virtus | 2,65 | 521 | R$ 59.990 |
Chevrolet Cobalt | 2,63 | 563 | R$ 66.990 |
Honda City | 2,60 | 536 | R$ 60.900 |
Toyota Yaris Sedan | 2,55 | 435 | R$ 63.990 |
Fiat Cronos | 2,52 | 525 | R$ 53.990 |
HATCH MÉDIO
O segmento oferece modelos com a distância entre-eixos e a capacidade de carga no porta-malas um pouco maiores que o hatch compacto. É indicado para famílias com dois ou três filhos e a faixa de preço começa em R$ 70 mil. Quem sobressai é o Chevrolet Cruze (foto), com ótimo espaço na cabine e bom tamanho do porta-malas.
Aqui já aparecem os motores turbos três dos quatro integrantes da lista.
Destaque para o 1.4 turbo do Cruze, que rende ótimos 153 cv, e o 1.6 THP do 308, que gera 173 cv.
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
Chevrolet Cruze | 2,70 | 440 | R$ 96.790 |
Ford Focus | 2,65 | 316 | R$ 77.000 |
VW Golf | 2,63 | 313 | R$ 91.790 |
Peugeot 308 | 2,61 | 400 | R$ 69.990 |
SEDÃ MÉDIO
Outro segmento com boas opções no mercado. Os carros oferecem mais itens de conforto e de tecnologia, além de entregar maior distância de entre-eixos e capacidade do porta-malas dos que os compactos.
A faixa de preços começa em R$ 83 mil nas versões de entrada. São indicados para quem de dois a três filhos. O Peugeot 408 (foto) sai na frente em espaço na cabine e ainda leva muita bagagem.
O modelo da marca francesa também leva méritos com o motor 1.6 THP, de 173 cv, que também equipa o Citroën C4 lounge. O Cruze, com o 1.4 turbo, de 153 cv, e VW Jetta 2.0 TSI, de 211 cv, são outros que merecem elogio. Já o Civic 1.5 turbo rende bons 173 cv, mas o preço beira R$ 125 mil.
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
Peugeot 408 | 2,71 | 526 | R$ 85.990 |
Citroën C4 Lounge | 2,71 | 450 | R$ 93.920 |
Honda Civic | 2,70 | 519 | R$ 89.400 |
Nissan Sentra | 2,70 | 503 | R$ 82.900 |
Toyota Corolla | 2,70 | 470 | R$ 89.990 |
Chevrolet Cruze | 2,68 | 440 | R$ 96.790 |
VW Jetta | 2,65 | 510 | R$ 94.190 |
Ford Focus Fastback | 2,65 | 421 | R$ 85.200 |
SUV/ CROSSOVER COMPACTO
É a categoria mais fervilhante do mercado e com o maior número de opções, ao lado dos hatches compactos. Tem como principal característica a carroceria alta, o que eleva a posição para dirigir.
Alguns possuem o apelo off road, mas caíram no gosto do brasileiro, especialmente, pelo uso urbano. São indicados para quem tem de dois a três filhos. Os modelos da Renault Duster e Captur têm o maior espaço interno, enquanto o chinês JAC T6 (foto) oferece o porta-malas mais avantajado da categoria.
Aqui a infinidade de motores agradam desde quem busca consumo ao que procura desempenho. Desde o modestos, mas eficientes 114 cv do Nissan Kicks 1.6, passando pelo 1.4 turbo do Chevrolet Tracker, com 153 cv, até chegar ao forte 2.0 turbodiesel do Jeep Renegade, que responde com a força de 35,7 kgfm de torque e tração 4x4 (a potência é de 173 cv).
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
Renault Duster | 2,67 | 475 | R$ 72.190 |
Renault Captur | 2,67 | 437 | R$ 80.450 |
JAC J6 | 2,64 | 500 | R$ 69.990 |
Hyundai Tucson (geração antiga) | 2,63 | 340 | R$ 71.990 |
Honda HR-V | 2,61 | 437 | R$ 81.900 |
Nissan Kicks | 2,61 | 432 | R$ 72.990 |
Lifan XC60 | 2,60 | 405 | R$ 67.990 |
Hyundai Creta | 2,59 | 431 | R$ 76.350 |
Jeep Renegade | 2,57 | 320 | R$ 76.990 |
JAC T5 | 2,56 | 400 | R$ 71.990 |
Chery Tiggo 2 | 2,55 | 420 | R$ 59.990 |
Honda WR-V | 2,55 | 363 | R$ 80.200 |
Chevrolet Tracker | 2,55 | 306 | R$ 87.990 |
Peugeot 2008 | 2,54 | 355 | R$ 74.990 |
Ford EcoSport | 2,52 | 356 | R$ 77.490 |
JAC T40 | 2,49 | 450 | R$ 61.990 |
OUTRAS OPÇÕES
Para finalizar, uma lista formada por utilitário compacto-médio, station wagon e monovolume até R$ 110 mil, capazes de levar cinco ou mais passageiros, dependendo da configuração dos bancos. Indicados para quem tem três ou mais filhos. A Fiat Doblò (foto) chama a atenção pelo compartimento de bagagem.
Modelo | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preço inicial |
JAC J6 | 2,71 | 198 | R$ 68.990 |
Mitsubishi ASX | 2,67 | 409 | R$ 102.490 |
Jeep Compass | 2,64 | 410 | R$ 109.990 |
VW Golf Variant | 2,63 | 605 | R$ 102.990 |
Chevrolet Spin | 2,62 | 710 | R$ 62.350 |
Fiat Doblò | 2,56 | 750 | R$ 82.000 |
VW SpaceFox | 2,47 | 440 | R$ 60.290 |
Fiat Weeked | 2,44 | 460 | R$ 59.480 |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião