Detroit (EUA) – A 18.ª edição do Salão de Detroit também está recheada de lançamentos mundiais. E alguns dos novos veículos de série apresentados no Naias – já como linha 2007 – devem desembarcar no mercado brasileiro, como modelos importados. São atrações como as novas gerações do Toyota Camry, do Nissan Sentra, do Mercedes-Benz GL, do Hyundai Santa Fe, do Jeep Wrangler e do Lexus LS, além do Assanhai Versa e do Mercedes S65 AMG.

CARREGANDO :)

Lexus LS

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, escolheu o Salão de Detroit para lançar a nova geração do top de linha da marca, o LS. E, apesar de manter na frente a identidade visual da marca, é flagrante que os projetistas da Lexus se inspiraram nas linhas dos BMW Série 5 e 7 para desenhar a traseira e as laterais do modelo. O interior do novo sedã de luxo, como é comum aos carros da marca, esbanja luxo e conforto. O carrão é oferecido, por exemplo, com volante aquecido, sensores de temperatura do corpo para auxiliar o trabalho do ar-condicionado, bancos traseiros individuais com reclinação, apoios de pés elétricos, sistema massageador e sistema de som de última geração com 19 alto-falantes. Destaque ainda para o novo motor 4.6 V8 de 380 cv. Mas a grande novidade no quesito mecânica é que o LS é o primeiro carro do mundo a vir equipado com um câmbio automático de oito marchas, que permite acelerar de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos.

Publicidade

Hyundai Santa Fe

A nova geração do utilitário esportivo Santa Fe é a principal atração da Hyundai em Detroit. Por fora, chama a atenção, a imensa grade frontal e os novos faróis. O Santa Fe 2007 tem 2,7 metros de entreeixos (que define o espaço interno), 8 centímetros a mais do que o modelo anterior. O comprimento aumentou em 15 centímetros, enquanto a largura ganhou 5,5 cm, e a altura foi elevada em 5 cm. Outra novidade é que o jipe da Hyundai passa a ser oferecido com sete lugares, com os dois bancos da terceira fila a serem escamoteáveis, podendo ficar recolhidos sob o piso do veículo quando não estiverem sendo utilizados. No quesito mecânica, há duas opções de propulsores a gasolina, um 2.7 e um 3.3. Estes motores trabalham com uma transmissão seqüencial de cinco marchas. O sistema de tração 4WD também é novo. Ainda não há previsão de quando o novo Santa Fe chegará ao Brasil, mas a importação é certa.

Novo Jeep Wrangler

Apesar de manter os traços do modelo original da década de 40, o Jeep Wrangler 2007 é um jipe inteiramente novo. Além de estar 13 cm mais comprido e 12,7 cm mais largo, o modelo off-road ganhou um inédito pará-brisa inclinado e uma curiosa capota dividida em três peças (painéis dianteiro esquerdo e direito e painel traseiro), que permite que partes do carro fiquem ao ar livre. Além disso, o interior do Wrangler foi renovado e está mais espaçoso. Quanto a mecânica, a nova geração do modelo da Jeep passa a vir equipada com um propulsor V6 3.8 de 205 cavalos, que pode vir acoplado a uma transmissão mecânica de seis velocidades ou automática de quatro. Segundo informacões da DaimlerChrysler, ainda não existe previsão de quando o Wrangler 2007 será vendido no Brasil.

Nissan Sentra 2007

Publicidade

A Nissan não quer ficar atrás da concorrência no segmento de sedãs médios. Prova disso é que a marca está apresentando em Detroit a sexta geração do Sentra, que em nada lembra o modelo vendido hoje no Brasil. O Sentra 2007 passou por uma cirurgia plástica completa, que o deixou com um visual bem mais moderno. Construído sob a nova plataforma "C" da Nissan, o carro é equipado com o novo motor de 2.0 com comando de válvula variável de 135 cv e câmbio manual de seis marchas. Opcionalmente, pode vir com a transmissão automática Xtronic CVT. O interior chega com várias inovações pensadas para a melhor utilização do espaço interno, incluindo o banco traseiro rebátivel 60/40 com acesso ao porta-malas e um sistema de audio compacto de alta qualidade. Além disso, o veículo também dispõe de itens tecnológicos como sistema inteligente de abertura de portas sem o uso de chaves. O Sentra 2007 será lançado oficialmente no mercado norte-americano no segundo semestre de 2006 e deve chegar ao Brasil no próximo ano.

Toyota Camry

O sedã mais vendido nos Estados Unidos está ganhando uma nova geração em Detroit. Trata-se do Toyota Camry, que começa a ser vendido no mercado ianque em março deste ano com visual externo totalmente renovado e lista de equipamentos ampliada. As mudanças estéticas deixaram o modelo mais moderno e robusto. Na dianteira, o destaque fica por conta dos novos faróis bastantes afilados e da inédita grade do radiador, cujos contornos formam um trapézio com o pára-choques. A traseira está mais contemporânea que a da geração interior. O Camry 2007, que deve chegar ao mercado brasileiro até o fim deste ano, também traz um interior totalmente renovado, com quatro versões de acabamento. Freios ABS são oferecidos em todas as versões. Sob o capô, opções de motores 2.4 VVTi, com comando variável de válvulas, que rende 158 cavalos, 4 cv a mais do que seu predecessor. Há ainda o novo propulsor 3.5 V6, de 268 cavalos, oferecido com câmbio automático de seis marchas, também novo.

Mercedes-Benz Classe GL

A principal atração da Mercedes-Benz em Detroit é o inédito Classe GL, uma evolução do quadradão Classe G (que continua a ser produzido). Com visual arredondado, que remete ao irmão menor Classe ML, são 5,08 metros de comprimento e espaço para sete ocupantes. O jipão. de luxo traz sob o capô opções de motores turbodiesel V6 de 224 cv e V8 de 225 cv e a gasolina 4.6 de 340 cv e 5.5 litros de 388 cv. Todas as versões contam com transmissão automática de sete velocidades. Além do Classe GL, a Mercedes mostra em Detroit o Classe S65 AMG, versão apimentada do sedã top de linha com um motor 6.0 V12 biturbo que gera assombrosos 612 cv. Tanto o Classe GL quanto o S65 AMG devem chegar ao Brasil, sob encomenda, até o fim deste ano.

Publicidade