Quem um dia já dirigiu um carro com câmbio automático dificilmente se contentará em voltar para um modelo com transmissão manual. E não é preciso uma pesquisa para constatar isso. Basta experimentar uma vez dispensar o pedal de embreagem para perceber que ele não fará falta.
A comodidade de sair de um cruzamento ou de um semáforo sem mexer na alavanca do câmbio ou então de encarar um congestionamento apenas se preocupando em acelerar e frear já conquistou o consumidor brasileiro.
>> Os 10 carros 1.0 mais potentes no Brasil
Segundo as fabricantes de veículos, até 2020 mais da metade da frota nacional sairá de fábrica sem o pedal da esquerda.
De uns tempos para cá o dispositivo deixou de ser um item de luxo para figurar também em carros mais acessíveis, assim como ocorreu com a direção hidráulica, os vidros elétricos e o ar-condicionado.
Com a procura cada vez maior, a Gazeta do Povo listou os modelos mais em conta à venda no Brasil.
Deixamos de fora as opções automatizadas Dualogic Plus (Fiat), i-Motion (Volkswagen) e Easy’R (Renault), que contam com uma embreagem robotizada, apesar de não existir o pedal. Tal tecnologia ainda não é tão confortável no uso diário, mesmo oferecendo preços mais convidativos.
>> Motor turbo: os 7 modelos mais baratos do Brasil
1.º TOYOTA ETIOS X
R$ 53.440
Motor: 1.3, de 88/ 98 cv e 12,5/ 13,0 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 4 marchas
Consumo cidade: 8,2/ 11,8 km/l (etanol/ gasolina)
Consumo estrada: 9,2/ 13,3 km/l (e/g)
Porta-malas: 270 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; controle de estabilidade e de tração; assistente de partida em subida; trio elétrico; quadro de instrumentos digital; Isofix; chave com abertura e fechamentos das portas; computador de bordo; alarme de portas abertas e faróis acesos; e descansa braços no assento do motorista.
2.º VOLKSWAGEN GOL
R$ 54.580
Motor: 1.6, de 110/ 120 cv e 15,8/ 16,8 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo na cidade: 7,7/ 11,1 km/l (e/g)
Consumo na estrada: 9,6/ 13,6 km/l (e/g)
Porta-malas: 285 l
Principais itens
Direção hidráulica; ar-condicionado; suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento); vidros dianteiros e trava elétricos; regulagens de altura do banco do motorista.
3.º CHEVROLET ONIX ADVANTAGE
R$ 55.290
Motor: 1.4, de 98/ 106 cv e 12,9/ 13,9 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,9/ 11,7 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,6/ 13,9 km/l (e/g)
Porta-malas: 280 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; vidros (dianteiros), retrovisores e travas elétricas; painel digital; regulagens de altura do banco, volante e do cinto; isofix; alertas de baixa pressão dos pneus, faróis acesos e mudança de marcha; e porta-malas com abertura elétrica no painel e pela chave.
>> De CG 125 a DT 180: 10 motos que marcaram época
4.º CITROËN C3 ATTRACTION
R$55.990
Motor: 1.6, de 115/ 118 cv e 16,1 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,6/ 10,9 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,3/ 13,2 km/l (e/g)
Porta-malas: 300 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado digital; computador de bordo; vidros elétricos; luz diurna em led porta-luvas refrigerado; faróis de neblina; e central multimídia com tele de 7” e conexão para celular.
5.º FORD KA SE
R$ 56.490
Motor: 1.6, de 128/ 136 cv e 15,6/ 16,1 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas.
Consumo cidade: 7,8/ 11,0 km/l (e/g)
Consumo estrada: 10,1/ 14,2 km/l (e/g)
Porta-malas: 257 l
Principais itens
Direção elétrica; Isofix para cadeirinha infantil; ar-condicionado; computador de bordo; vidros dianteiros e travas elétricos; ajuste de altura do banco do motorista; sistema de som My Connection; e suporte para celular no painel.
6.º NISSAN MARCH SV
R$ 56.990
Motor: 1.6, de 111 cv e 15,1 kgfm
Câmbio: CVT
Consumo cidade: 8,5/ 12,6 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,9/ 14,4 km/l (e/g)
Porta-malas: 265 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; faróis de neblina; rodas de liga aro 15; volante multifuncional; trio elétrico; computador de bordo; alarme de faróis acesos; chave com abertura e fechamento das portas; e som com CD/ AUX/ bluetooth.
>>Abastecer em horários diferentes pode fazer você perder dinheiro; entenda
7.º TOYOTA ETIOS SEDÃ X
R$ 58.270
Motor: 1.5 cv, de 102/ 107 cv e 14,3/ 14,7 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 4 marchas.
Consumo cidade: 8,4/ 12,2 km/l (e/g)
Consumo estrada: 10,4/ 14,9 km/l (e/g)
Porta-malas: 562 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em subida; quadro de instrumentos digital; Isofix; chave com telecomando; computador de bordo; alarme de portas abertas e faróis acesos; cinto traseiro laterais e central de três pontos; e descansa braços no assento do motorista.
8.º HYUNDAI HB20 COMFORT PLUS
R$ 58.950
Motor: 1.6, de 122/ 128 cv e 16,0/ 16,5 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo cidade: 6,9/ 10,0 km/l (e/g)
Consumo estrada: 8,2/ 11,7 km/l (e/g)
Porta-malas: 300 l
Principais itens
Direção hidráulica; ar-condicionado; sistema de som com bluetooth; isofix; retrovisores elétricos; volante multifuncional; computador de bordo; chave com abertura e fechamento automático das portas; e descansa braço do motorista.
9.º KIA PICANTO GT
R$ 58.990
Motor: 1.0, de 77/ 80 cv e 9,4/ 9,8 kgfm (g/e)
Câmbio: automático de 4 marchas.
Consumo cidade: 8,4/ 11,3 km/l (e/g)
Consumo estrada: 9,7/ 13,6 km/l (e/g)
Porta-malas: 255 l
Principais itens
Direção elétrica; ar-condicionado; volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade; faróis e lanternas em led com acendimento automático; luz diurna em led; faróis de neblina; central multimídia com tela de 7”, câmera de ré e conexões Android Auto e Apple CarPlay; chave canivete com telecomando; pedaleiras cromadas; retrovisores elétricos com rebatimento elétrico; escape com ponteira dupla cromada; rodas de liga leve aro 15; bancos em couro; e Isofix.
10.º NEW FIESTA SE PLUS
R$ 62.390
Motor: 1.6, de 125/ 128 cv e 15,8/ 16,0 kgfm (g/e)
Câmbio: automatizado com dupla embreagem, de 6 marchas
Consumo cidade: 7,8/ 11,2 km/l (e/g)
Consumo estrada: 10,3/ 14,9 km/l (e/g)
Porta-malas: 281 l
Principais itens
Direção elétrica; câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas; ar-condicionado; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; faróis de neblina; central multimídia com tela de 6,5” e conexões Android Auto e Apple CarPlay; rodas de liga aro 16; sensor de ré; retrovisores elétricos; controle de estabilidade; assistente de partida em rampa; alarme perimétrico e volumétrico; e Isofix.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião