| Foto: /

Airbags complementares, controles de tração e estabilidade e sistema de fixação da cadeira infantil. Estes itens talvez não componham a lista de prioridades da maioria dos consumidores na hora de adquirir um carro. Mas saiba que eles podem fazer uma enorme diferença em um acidente de trânsito, diminuindo substancialmente o grau das lesões e até evitando que o pior aconteça.

CARREGANDO :)

Por isso, o programa Latin NCAP, que realiza testes de colisão e segurança veicular em modelos vendidos na América do Sul, exige que tais equipamentos sejam imprescindíveis à obtenção da nota máxima na avaliação.

Publicidade

Desde 2010, a entidade já testou mais de 50 carros, o que possibilitou a criação de um ranking, no qual os modelos são classificados por estrelas (máximo de cinco) e pontuações (num total de 66).

Eles são submetidos a impactos frontais e laterais e são observados ainda o nível de equipamentos de segurança, bem como a presença ou não de avisos de advertência para o uso correto dos dispositivos.

LEIA MAIS: Confira como seriam os preços dos carros mais vendidos no Brasil sem os impostos

Leva-se em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

Confira os dez melhores desempenhos obtidos até hoje na avaliação da Latin NCAP. Quem sabe a lista possa ajudá-lo na escolha do próximo carro.

Publicidade

LEIA MAIS: Controle de estabilidade será obrigatório a partir de 2020

1.º VOLKSWAGEN GOLF: Atualmente fabricado em São José dos Pinhais, é o único da lista com sete airbags (duplo frontal, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). Vem ainda com controles de estabilidade e de tração e sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos. Como opcional, oferece o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente. Preço: a partir de R$ 76.590.
2.º HONDA HR-V: Líder de vendas em 2016 entre os utilitários esportivos, o HR-V oferece controles de estabilidade e de tração, airbags laterais na versão topo ELX (R$ 99.200) e o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca alerta três vezes ao pisar fortemente no pedal de freio. Assim como o Golf, traz de série o assistente de partida em subida. Preços: a partir de R$ 78.700.
3.º TOYOTA HILUX : A picape média feita na Argentina se saiu ainda melhor bem na proteção de crianças devido aos novos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A unidade testada trazia três airbags, cinto de três pontos para todos os ocupantes e ancoragens Isofix. Preços: a partir de R$ 111.170
4.º JEEP RENAGADE: Completa a trinca com nota máxima nos testes. Também vem com os controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa - traz ainda o controle de descida na versão a diesel (R$ 99.900). Como diferencial, há o Panic Brake Assist, que ‘pressiona’ o freio ao máximo nas rodas em uma situação de emergência, mesmo que condutor não tenha pisado tão forte no pedal. Preços: a partir de R$ 72.900.
5.º HONDA CITY: A primeira da relação a perder uma estrela na proteção às crianças (no adulto permanecem as cinco estrelas). O sedã vem com airbags laterais e de cortina na versão topo ELX (R$ 79.800). A presença do sensor de ré com câmera multivisão, a partir da EX (R$ 74.200), auxiliam na segurança. Preços: a partir de R$ 59.400
6.º TOYOTA COROLLA: Vem equipado de série com cinco airbags (duplo frontal, dois laterais e para o joelho do motorista). Curiosamente, o modelo analisado trazia apenas três (sem os laterais). Os airbags do tipo cortina estão presentes na versão mais cara Altis (R$ 105.500). O senão no modelo é a ausência dos controles de estabilidade e de tração, que serão adicionados na reestilização que chegará em breve. Preços: a partir de R$ 68.740.
7.º HONDA FIT: É outro que oferece airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, porém apenas na versão topo EXL (R$ 75.700), que não foi a configuração testada. A câmera de ré multivisão está no pacote de fábrica a partir da EX (R$ 72.600). Há até um pino de segurança para tapete do condutor. Preços: a partir de R$ 56.200.
8.º VOLKSWAGEN UP!: É o único modelo ‘de entrada’ a figurar no ranking dos ‘10 mais’. Assim como o HR-V, o hatch compacto também oferece o sistema ESS (Emergency Stop Signal). De série, dispõe de alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança e do sistema Isofix, ainda incomum nos carros mais acessíveis. Sensor de ré está disponível a partir da versão move up! (R$ 44.470). Preços: a partir de R$ 34.430 (2 portas) e R$ 36.750 (4 portas).
9.º FORD FOCUS HATCH: Vem equipado de série com os controles de estabilidade e de tração, auxiliado pelo Sistema de Estabilidade Preventivo, que prevê e evita uma situação de risco considerando a velocidade do carro e o giro do volante. A versão topo Titanium Plus (R$ 104.590) oferece a frenagem autônoma, que freia automaticamente o carro ao perceber que ele se aproxima rapidamente do veículo à frente, e sistema de estacionamento automático. Preços: a partir de 72.490.
10.º VOLKSWAGEN JETTA: A versão de entrada Trendline já vem dois airbags laterais, sensor de estacionamento e Isofix. A topo Highline (R$ 98.990) adiciona os airbags de cortina, além de controles de estabilidade e de tração e assistente de partida na subida. Preços: a partir de R$ 81.990.
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]