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Não são apenas os carros importados que ultrapassam a barreira dos R$ 100 mil. Dos veículos fabricados no Brasil e comercializados em Curitiba, dez figuram acima dessa faixa de preço. Os jipões e picapes (tração 4X4) dominam a lista, com sete representantes. também fazem parte deste ranking modelos médios recheados de itens de série e opcionais.

A campeã de preço é a Nissan XTerra SE TDi 4X4 cabine dupla, fabricada em São José dos Pinhais (PR), e vendida na Autoplan por R$ 130 mil. O utilitário oferece a tecnologia embarcada que o investimento exige como duplo air-bag, freios ABS/EBD, forração em couro, termômetro e bússola, sem deixar de lado a funcionalidade de um veículo fora-de-estrada. Prova disso são alguns equipamentos de série como rack tubular de alumínio no teto, estribos laterais e protetor frontal inferior no pára-choques. O motor 2.8 turbodiesel de 132 cv.

O XTerra, no entanto, está com os dias contados no posto de mais caro do país entre os nacionais. A partir do próximo dia 21, a Toyota Hilux SW4 assume o topo com o valor estimado de R$ 160 mil. Entre os equipamentos "básicos" do novo produto da Toyota estão o motor eletrônico de 163 cv e câmbio automático.

Em alguns modelos o valor agregado com os opcionais chega a representar quase 30% no custo do carro, como é o caso do Stilo Abarth 2.4 20 de 167 cv. O Fiat sai de fábrica valendo aproximadamente R$ 90 mil, mas "completinho" alcança R$ 124,9 mil, na concessionária Florença, o que o coloca em segundo no ranking. Pelos R$ 36 mil a mais, o usuário leva um hatch médio com air-bags laterais traseiros, bancos dianteiros elétricos com memória, faróis de xenônio, piloto automático, bancos em couro e teto solar elétrico.

A Blazer 2.8 TDi 4X4 Executive aparece na terceira colocação custando R$ 122 mil na CCV Veículos. Destaque para o motor de 180 cv, piloto automático, sistema de regulagem elétrica do banco do motorista e console com bússola e termômetro .

A situação mais curiosa é da Land Rover Defender 130 4X4, com motor 2.5 turbodiesel de 114 cv. O modelo ocupa a quinto posição no ranking (R$ 115 mil) e o seu alto preço está associado à tecnologia no sistema 4X4 – é o único na categoria com tração integral e permanente. Seus principais clientes são as Forças Armadas e Corpo de Bombeiros, que utilizam o modelo todo terreno também operações de resgate. Com R$ 2 mil a mais é possível adquirir uma Toyota Hilux SRV 3.0 16V TDi 4X4 (163 cv), na Sulpar. A versão cabine dupla traz de série entre outros itens CD player MP3, piloto e câmbio automático, além dos opcionais comuns às picapes como protetor de caçamba, capota marítima e santantônio.

Dos três outros utilitários da lista, destaque para a Ford F-250 XLT 4.2 TDi (cabine dupla) de 180 cv – sexta colocada. Além de transportar confortavelmente até seis passageiros, sua caçamba tem 2,092 m de comprimento, o que faz dela a maior no segmento de picapes. Seu preço: R$ 108,8 mil na Ford Center.

O Golf GTI 1.8 Turbo (180 cv) e o Audi A3 1.8 Turbo (180 cv), 6.º (R$ 108 mil na Pavema) e 7.º (107,5 mil na Munich) respectivamente, chamam a atenção pelo câmbio Tiptronic, que permite mudanças manuais ou automáticas de marchas no volante.

Vale ressaltar que devido ao preço elevado, alguns modelos que aparecem na relação dos dez mais caros só são adquiridos sob encomenda (o prazo de entrega varia de 10 a 30 dias).

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