Pela proximidade e pela parceria comercial, a sexta edição do Salão Internacional de Buenos Aires é uma espécie de prévia dos próximos modelos que logo estarão chegando ao mercado brasileiro. É o caso dos novos Ford Focus e New Fiesta Sedan; VW Golf (sétima geração); Peugeot novo RCZ e 208 GTi; Honda Accord; Nissan Altima; Mercedes Classe E (Sedan, Coupé e Cabrio e 63 AMG), além do Renault Logan e Citroën C4 Lounge.
No evento que vai até o próximo domingo, a Ford mostra aos argentinos o facelift do New Fiesta já vendido no Brasil, além da nova geração do Focus em suas versões hatch e sedã. O modelo, que contará com equipamentos interessantes como assistente de manobras, sistema multimídia Sync e câmbio de dupla embreagem, será lançado até outubro no Brasil. Aqui, o Focus será equipado com os motores 2.0 Duratec, o mesmo do EcoSport, e o 1.6 Sigma, que está no New Fiesta brasileiro.
Renault
Além do novo Logan, a Renault expõe a geração mais recente do Mégane RS vendido na Europa, que está em estudos para ser vendido no Brasil como um carro "de nicho". O hatch é equipado com motor 2.0 turbo de 265 cv e 36,7 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em seis segundos e atinge a velocidade máxima de 255 km/h.
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, o Nissan Altima chega ao mercado argentino com motores 3.5 que gera 270 cv de potência e 2.5 de 182 cv. O sedã ainda é o carro utilizado pela marca para ter um veículo de imagem no portfólio da Nissan. E a sua chegada ao Brasil está confirmada para novembro. Outra atração da Nissan é a nova geração do Sentra. O carro ganhou uma repaginada no visual e ficou maior. Na frente, tem design mais robusto e na traseira o destaque ficou por conta das lanternas compostas por LEDs. Lá fora, o novo veículo possui um propulsor 1.8 de 130 cv acoplado a uma transmissão CVT.
As atrações no estande da Volks são as versões R-Line e GTi da sétima geração do Golf, que chegarão ao mercado argentino no início do segundo semestre, importados da Alemanha. Essas versões serão importadas ao Brasil a partir de outubro e em 2014 poderão ser fabricadas na planta da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).
Chevrolet
A filial argentina da Chevrolet exibe a nova geração do Corvette, assim como o facelift do Camaro. Além deles, o Tracker fez a estreia em solo sul-americano. A GM ainda desconversa sobre a chegada do Tracker ao mercado brasileiro alegando as restrições em termos de volume de importação do México devido ao sistema de cotas. Porém, a sua vinda é dada como certa para concorrer com o EcoSport.
A Peugeot, por sua vez, acaba de lançar o 208 no mercado argentino, que também já recebe a versão esportiva GTI do hatch, a qual chegará no Brasil somente em 2014. O compacto tem apelo fortemente esportivo e conta com o motor 1.6 THP de 200 cv sob o capô e câmbio manual de 6 marchas. O facelift do cupê RCZ, entretanto, já chegará entre os meses de julho e agosto deste ano ao Brasil.
Já a Mercedes informou o calendário de lançamentos da nova Classe E no Brasil. As opções sedã, cupê e AMG chegarão, respectivamente, em julho, agosto e setembro.
O jornalista viajou a convite da Anfavea
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião