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A escolha do primeiro carro para dirigir é muito pessoal e leva em conta uma série de fatores. Geralmente a opção é pelos mais práticos, mais fáceis de manobrar ou com melhor custo-benefício. E as autoescolas também estão atentas a essa necessidade para oferecer o melhor aos seus alunos.

Por isso os queridinhos delas não foge aos tradicionais hatches compactos e subcompactos, de preferência equipados com direção elétrica e hidráulica que facilitam a dirigibilidade. E também pelas medidas reduzidas, que contribuem na hora de fazer uma baliza e encaixar naquela vaga apertada. 

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Selecionamos cinco carros considerados ideais para quem é motorista de primeira viagem:

FIAT  MOBI

Mobi vem ganhando mais espaço e substituindo o Celta, antigo preferido desse mercado de autoescola. Tem motor 1.0, de 75 cv, e é subcompacto, o que facilita muito os movimentos de manobra.

A direção hidráulica não transmite a mesma leveza de uma elétrica, mas o baixo peso do veículo compensa essa diferença.

Se estacionar o pequenino modelo urbano é quase uma brincadeira, o espaço interno  é pouco ergonômico. Não é um carro recomendado para quem tem mais de 1,80 m, já que além do aperto, a posição de dirigir não é das melhores.

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VOLKSWAGEN UP!

O modelo da Volks configura na lista por ser econômico, ter ótima dirigibilidade e a direção elétrica é uma das mais leves do segmento. 

O subcompacto possui duas opções de motor 1.0 com três cilindros, de 82 cv, e 1.0 TSI (turbo),  de 105 cv, associados a um câmbio de engates curtos, que ajudam na troca de marcha.

CHERY QQ

É econômico e compacto, ideal para realizar manobras e permite fácil controle dos movimentos. O modelo custa pouco se comparado aos populares atuais e é completo em todas as suas versões. 

O condutor tem um painel digital de boa leitura e não sofre para encontrar a melhor posição para dirigir. O QQ  é 13 cm menor que o o up! O motor 1.0, de três cilindros, gera 77 cv.

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TOYOTA ETIOS

Malagrine

Possui um valor um pouco mais alto que outros modelos da lista, mas compensa com seus recursos e tecnologias. 

Gera avisos no painel sobre o funcionamento do carro, recomendado para quem está aprendendo. A tela de alta resolução e tecnologia TFT garante boa visualização independente da iluminação. 

Possui motor 1.0, de 98 cv, e a opção do câmbio manual de 6 marchas ( até a linha 2016 eram 5 marchas), de trocas suaves e precisas.

RENAULT KWID

O ponto forte do Renault Kwid é o baixo consumo e a fácil dirigibilidade. O fato de ser um subcompacto contribui para encaixar em vagas pequenas. A posição de dirigir é elevada e bem posicionada

Há ainda um bom espaço interno para as pernas na frente. Outra vantagem é ótimo vão livre do solo, similar ao do Sandero Stepway, que permite ao hatch encarar sem grandes riscos lombadas, valetas e buracos na pista. 

O motor é 1.0, de três cilindros, que rende 77 cv.

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A fabricante russa Kalashnikov, conhecida pelo lendário fuzil AK-47, resolveu diversificar os negócios e lançou o CV-1. Um carro elétrico inspirado em um modelo soviético dos anos 1970! A motorização é capaz de desenvolver 122 cv e levar o veículo de zero a 100 km/h em apenas seis segundos. Já a bateria de 90 kWh possibilita uma autonomia de até 350 km. A empresa adiantou que a novidade, por enquanto, é apenas um conceito e que passará por um processo de evolução visual e de tecnologia para servir de base a modelos elétricos que serão produzidos no futuro. #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #carroselétricos #russo

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