Embora já estivesse sendo comercializado pelas concessionárias da marca desde o mês passado, a Mercedes-Benz apresentou oficialmente somente nesta semana o novo Classe A, que passou a ser importado da Alemanha devido ao fim da produção do modelo nacional em Juiz de Fora (MG). O carro mudou bastante em relação ao extinto A190 brasileiro e também disparou no preço passando de R$ 55 mil a R$ 130 mil. Mesmo assim, a expectativa da marca é comercializar 50 unidades até o fim do ano.
A segunda geração do Classe A está maior em comprimento e largura, e o espaço interno aumentou. As linhas da carroceria são mais agradáveis, mas sem perder identidade com a geração anterior. Na dianteira, nota-se o novo desenho dos faróis. Por dentro, o acabamento está bem parecido com o do Classe C e há vários itens sofisticados, como ar-condicionado eletrônico. A versão importada é a Elegance, equipada com motor 2.0 de oito válvulas de 136 cv (11 cv a mais que o extinto Classe A190 nacional) e 18,9 kgfm de torque. Segundo o fabricante, a sua velocidade máxima é de 195 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. A transmissão é automática continuamente variável, no qual as marchas são mudadas por meio de um variador de disco-polia. São infinitas as relações de marchas. O sistema da Mercedes é denominado Autotronic e há possibilidade de uso seqüencial. O sistema simula a utilização de sete marchas e possibilita condução esportiva. A capacidade do porta-malas foi aumentada para 435 litros.
Classe M fica melhor
Outro lançamento da Mercedes-Benz, recém chegado ao Brasil, é a nova geração do utilitário esportivo ML, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit (EUA) em janeiro deste ano. O jipão de luxo está disponível, inicialmente, com duas opções de motorização a gasolina. A ML 350, com o novo motor V6, conta com 272 cavalos de potência, enquanto a ML 500, com propulsor V8 tem 306 cv. O modelo custa R$ 370 mil (ML 350) e R$ 420 mil (ML 500) em Curitiba.
A primeira vista, o estilo da nova Classe M, que alia robustez a esportividade, já mostra o caráter deste fora de estrada. O pára-brisa mais inclinado para trás e a elevada linha média do novo carro, em harmonia com as proporções da carroçaria, determinam o tom esportivo desse jipão.
Em relação a versão anterior, a nova geração tem 15 centímetros a mais de comprimento (4,79 metros ante 4,64 metros) e 9 cm de entreeixos (2,91 metros contra 2,82 metros), mas perdeu 9 mm de altura e ficou mais leve. Entre os pacotes disponíveis está a suspensão pneumática chamada de Airmatic, que é de série na versão com motor V8. Além de ser confortável e absorver totalmente as imperfeições do solo, o sistema abaixa a suspensão em 1,5 cm em velocidades mais altas e eleva a altura em até 8 cm para melhor condução no fora-de-estrada. Há também controle que mantém a velocidade constante em descida (DSR). Em termos de segurança, o utilitário conta com air-bags de dois estágios, air-bags laterais dianteiros e traseiros e windowbags. Estes dois lançamentos da Mercedes-Benz estão presentes no Salão do Automóvel de Curitiba.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião