O primeiro carro a vir equipado com um sistema de baliza automática foi o conceito Futura, da Volkswagen. O protótipo, apresentado em 1991, possuia sensores infravermelhos e a laser e um piloto automático fazia a manobra sozinho. O sistema ainda deixava o automóvel na melhor posição para uma saída rápida.
Há três anos, foi a vez da Toyota lançar uma tecnologia para estacionamento automático do carro, desta vez num veículo de série, o híbrido Prius (com motor elétrico e a gasolina), que opcionalmente pode vir um o "Intelligent Parking Assist". Através de um sistema eletrônico e de uma câmera instalada na traseira, o Prius calcula a distância e o ângulo de entrada e estaciona sozinho na vaga entre dois carros.
Além disso, no ano passado, a Citroën apresentou o conceito C3 City Park. O modelo também é equipado com vários sensores que medem o espaço disponível para estacionar entre dois carros, mas ele não estaciona o carro sozinho, apenas orienta o motorista.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast