De série mais potente
A lendária Ferrari Enzo (foto) pode atingir 100 km/h em apenas 3,65 segundos e uma velocidade máxima de 349 km/h, no seu modelo padrão. Tal desempenho se deve ao motor de 5.998 cm3 e 12 válvulas, que gera 660 cavalos (492 kW) de potência, segundo a fabricante italiana. Isso faz dela o carro de série mais possante. Apenas 399 modelos desse supercarro estão em produção.
O mais comprido
"Um verdadeiro navio". Essa é a impressão que se tem ao se deparar com a limusine (foto) projetada por Jay Ohrberg, de Burbank, Califórnia (EUA). Com 26 rodas e 30,5 m de comprimento, é o carro mais longo já construído. Utilizada principalmente em filmes e exibições, ela tem piscina com trampolim e cama king size com colchão de água. O carro foi projetado para circular como bloco único ou dobrado ao meio.
A menor e a maior motocicleta
Imagine dirigir uma motocicleta cuja a roda dianteira tem 16 milímetros de diâmetro e a traseira, 22 mm (foto acima). Pois o sueco Tom Wiberg não só andou como construiu a miniatura. Os números impressionam. A distância entre os eixos é de 80 mm e a altura do banco, 65 mm. A micromáquina pesa 1,1 quilo, tem motor de 0,22 kW e atinge a velocidade máxima de 2 km/h. Embora a micromáquina não possa se sentar do modo convencional, Wiberg dirigiu a moto por mais de 10 metros no início de 2003. Ele também detém o recorde de motocicleta mais alta (foto abaixo), que alcança 2,3 metros e a velocidade de 100 km/h. O motor é o V12 da Jaguar.
O mais valioso
O Tipo 41 Royale (foto) é a mais notável entre os quase 8 mil modelos de corrida, esporte e luxo projetados pelo italiano Ettore Bugatti entre 1909 e 1940, na pequena fábrica de Milão. Ele tem 6 m de comprimento, 4,3 m entre os eixos e motor de oito cilindros e 12,7 litros. O Royale tem três marchas e alcança 145 km/h em segunda. Ettore passou quase duas décadas aperfeiçoando o carro e chegou perto de levar a empresa à falência.Tinha planejado uma série de apenas 25 exemplares, para serem vendidos a membros da família real, mas apenas seis foram fabricados. Os seis Royales ainda existem, e, naturalmente, são muito valiosos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião