O gerente de uma revendedora de motos de Cascavel (PR), Luís Cesar Souza Lima, de 33 anos, é um apaixonado por automóveis do passado. Ele mantém um acervo de cinco impecáveis modelos Corcel GP 1977, Corcel Luxo 1972, Passat LS 1976, Passat LS 1979 e uma Brasília 1973 , além de duas motocicletas Honda Super Sport 1983 e 750 Four 1989.
A paixão de Souza pelos automóveis começou aos 13 anos de idade. Na época insistia em dirigir o Corcel 1973, de seu pai, e como jamais conseguia autorização prometeu para si mesmo que compraria um Corcel idêntico na primeira oportunidade. Este desejo se realizou 14 anos mais tarde, quando veio a encontrar um Corcel GP 1977, em perfeito estado. Como sentiu-se gratificado e satisfeito em manter o modelo na garagem decidiu iniciar uma coleção só de carros nacionais da década de 70. Hoje está com cinco carros e pretende chegar em breve aos 10. Quatro de seus carros já receberam a placa preta, certificado que atesta a originalidade dos modelos. Em relação as suas duas valiosas motocicletas da marca japonesa, Souza diz que as mantém apenas por hobby, já que a sua preferência é mesmo pelos automóveis.
O colecionador, que também reside em Cascavel, explica que antes de efetuar a compra de um veículo procura observar com cuidado a quilometragem e a quantidade de donos que mantém em seu histórico. "Procuro sempre carros que já tiveram um ou no máximo dois anos. Isso significa que o modelo está bem mais conservado", explica. Carro original e sem adaptação é outro pré-requisito. Mesmo que tenha de pagar bem mais caro, ele prefere comprar o modelo totalmente original. "A dificuldade em encontrar peças para estes modelos é muito grande . Por isto, não me importa em pagar até R$ 20 mil a mais pelo carro conforme o seu estado. É um dinheiro bem gasto e o carro valoriza a sua coleção", salienta.
Os veículos sempre bem protegidos ficam guardados na garagem da revenda de motos no centro de Cascavel e dias atrás foram retirados para serem fotografados juntos. " De imediato dezenas de pessoas se aglomeraram e passaram a fazer propostas para comprar os carros. Com muita paciência explicou que faziam parte de sua coleção e estavam sendo fotografados apenas porque seriam motivo de uma reportagem. Seus próximos carros serão um Chevrolet Opala e um Dodge. O primeiro já está sendo negociado. E o Dodge ainda não foi encontrado nas condições que deseja.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião