A família Palio formada pelo hatchback, o sedã Siena e a perua Palio Weekend ganhará uma quarta reestilização para a linha 2007, que chega às concessionária da Fiat até o fim deste ano ou início do próximo. Por enquanto a montadora italiana não confirma as mudanças, mas algumas imagens mostram que a próxima geração dos modelos denominada pela montadora projeto 311 já está pronta.
O primeiro flagrante foi feito em Belo Horizonte (MG) pelo "caçador de segredos" e colaborador do Caderno de Automóveis Francisco França Ferreira, autor do site Chico Rulez (http://www.chicorulez.com.br/). Ele fotografou um protótipo de um Palio todo camuflado, que estava passando por testes finais de mecânica. Isso confirma que a Fiat corre contra o tempo para finalizar os carros.
Mas foi no outro lado do mundo, mais precisamente na China, que surgiram as primeiras imagens claras de como serão as modificações na família Palio tanto para o mercado asiático como para o brasileiro. O site chinês Auto Sohu conseguiu fotografar detalhes da modificação em um Siena, que apresentava uma leve camuflagem na frente e na traseira.
As imagens feitas na China revelam que a Fiat quer agregar maior robutez à linha Palio. Na frente, grade, entrada de ar amplas e grandes faróis com cantos angulosos buscam um ar mais imponente ao veículo. Além disso, o pára-choques frontal terá uma nova entrada de ar, maior que a atual; e os faróis de neblina ganham um formato circular. Na traseira do sedã, as lanternas têm forma quase triangular e atingem o topo da tampa do porta-malas. A placa deve permanecer no pára-choques. Não foram feitas imagens do interior.
Apesar de não existir foto-flagrante das mudanças no hatchback, informações extra-oficiais dão conta de que as alterações na traseira desta versão, que terá a mesma frente do Siena, estão no pára-choques, que vai abrigar novamente a placa de identificação; na tampa do porta-malas (que passa a contornar a lanterna, como ocorre no Mille) e nas lanternas, antes no formato vertical, e que agora ficam dispostas horizontalmente e invadem a lateral. Ainda não há informações sobre mudanças na traseira da Weekend.
Motorizações
A nova linha Palio deverá ter três opções de motor. Os dois já conhecidos 1.0 e 1.4 flexíveis. A novidade seria um novo motor 1.8 bicombustível desenvolvido pela engenharia local. Esse novo propulsor tem como base o antigo motor 1.6 16V argentino, e renderia aproximadamente 110 cv de potência. Ele substituirá o atual 1.8 produzido pela Powertrain, antiga joint-venture entre Fiat e General Motors.
Ainda não há uma previsão de quanto os carros irão custar com as mudanças. Hoje, a atual linha com carroceria geração 3 (ainda há versões "Fire" com carroceria 2) custa a partir de R$ 31 mil (Palio), R$ 35 mil (Siena) e R$ 36 mil (Palio Weekend). Como é de praxe, a montadora manterá a convivência dos modelos novo e antigo. Palio e Siena Fire ganharão a carroceria 3 para não ficarem duas gerações atrás, mas os modelos deverão manter o painel da família 2.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast