A história do Palio parece não ter acabado com a sua aposentadoria no ano passado. A Fiat está disposta a reviver o compacto por meio de uma releitura pra lá de moderna.
A montadora italiana apresenta o Centoventi EV Concept, destaque do Salão de Genebra (Suíça), que abre as portas ao público nesta quinta-feira (7). O conceito elétrico dará origem a um modelo voltado para o uso urbano com previsão de lançamento em 2021.
>> Nova plataforma fará VW Gol nascer de novo e matará up!
Na Europa ele se chamará Panda, mas deverá chegar ao Brasil resgatando o nome Palio. A novidade faria parte do plano da montadora em lançar 15 novos carros nos próximos cinco anos no mercado latino-americano, especialmente o Brasil.
>> Vendas: Argo atropela Polo, Renegade é o SUV preferido e duelo entre Fiat e VW
Durante o anúncio dessa estratégia em julho de 2018, o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, comentou da possibilidade de retomar o nome do Palio. “O nome é tão icônico para a Fiat que é possível que volte a ser usado no futuro”, disse o executivo no ano passado.
Esse retorno deve se materializar a partir do Centoventi EV Concept. Ele, provavelmente, será o primeiro compacto elétrico de grande volume no Brasil.
>> Nova picape da Fiat é flagrada nas ruas e ficará abaixo da Toro
O conceito exposto em Genebra celebra os 120 anos da Fiat (daí o nome em italiano). O carro é equipado com motor elétrico de bateria substituível e atualizável. Assim, os compradores poderão acrescentar até três células de baterias extras após a compra. A solução visa ampliar a autonomia, que irá variar de 100 km a 500 km.
O interior do veículo traz um painel projetado para receber um smartphone como tela digital e um quadro de instrumentos de 20 polegadas.
>> Peugeot revela nova geração do 208, inspirada no SUV 3008
História de sucesso
Sucesso de mercado durante as duas décadas, o Palio foi o responsável por quebrar a hegemonia do Volkswagen Gol como o campeão de vendas no Brasil. Ele assumiu o topo do ranking em 2014, beneficiado pelo convívio nas lojas da antiga e nova gerações.
Esta liderança durou até agosto de 2015, quando foi superado pelo Chevrolet Onix. De lá para cá, o carro perdeu terreno para modelos mais modernos e para o próprio irmão Mobi.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast