Desde seu lançamento, em 1996, o Fiat Palio vem sofrendo mudanças para continuar competitivo no disputadíssimo segmento de compactos, que tem como concorrentes modelos como o Volkswagen Gol e Fox, Chevrolet Celta e Corsa, Peugeot 206, Renault Clio e Ford Fiesta, sem falar no irmão Mille. Mas, enquanto nas reestilizações anteriores as mudanças foram mais sutis, agora a marca italiana promete muito mais que uma leve plástica, como as praticadas nos últimos 11 anos.
Mantendo a tradição, a versão hatch será a primeira a sofrer mudanças. Como mostram as fotos que ilustram esta reportagem, na frente, o modelo ganhou novo conjunto de faróis com parábola única e cujo formato lembra o da perua Croma, apresentada no último Salão de São Paulo, no ano passado. O pára-choques também foi alterado e a grade será incorporada e terá discreta moldura cromada.
As laterais, por outro lado, perderam o arredondado dos modelos anteriores e estão mais lisas na parte superior, que ganhou vinco, acompanhando toda a lateral. O pára-lamas está mais saliente. Na traseira, o vidro agora fica emoldurado pela tampa traseira e as lanternas estão mais estreitas, com elementos circulares, invadindo as laterais e sendo contornadas pela tampa. A placa de identificação voltou para o pára-choques, mais redondo que o atual.
Interior
Apesar de não terem sido feitas fotos internas, sabe-se que na cabine as alterações foram mais comedidas. Se resumem a um novo quadro de instrumentos com fundo branco e em formato de meia-lua. Os comandos do pisca e o do desembaçador passam para a coluna de direção (na haste do comando do limpador de pára-brisa). Os tecidos dos bancos têm nova padronagem.
Quanto aos motores, devem continuar os já conhecidos bicombustíveis 1.0 Fire de 66/65 cv, 1.4 de 81/80 cv e 1.8 litro de 114/112 cv ou 115/113 cv (neste último caso, para a versão esportiva 1.8 R).
Ainda não há uma previsão de quando o restante da família Palio sofrerá mudanças. Mas acredita-se que o Siena e o Palio Weekend chegam no decorrer do ano. Se a frente e as laterais agora são conhecidas, faltam as traseiras. As lanternas ficarão mais estreitas e invadirão a tampa traseira. A picape Strada será a última a sofrer mudanças, mas as alterações se resumirão às laterais e à frente. Na traseira, nada muda. Ainda não há informações sobre os preços da terceira geração do Palio.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast