A Fiat prepara mudanças no seu carro-chefe Palio. O compacto, atualmente na sua quarta-geração, já começou a ser produzido em Betim (MG) com a mesma frente do Siena e do Palio Weekend. Além disso, na versão com carroceria antiga (Fire), haverá mudanças na parte mecânica, que a tornará mais econômica. Os modelos com as novidades devem chegar às concessionárias do Paraná já como linha 2009/2009 em fevereiro ou início de março.
A marca italiana tem dois motivos para correr contra o tempo e colocar essas mudanças no mercado. Desde o lançamento do novo Gol, líder de vendas no país, o Palio vem perdendo fôlego e está cada vez mais atrás no volume de comercialização (antes a diferença mensal ficava, em média, em 4 mil unidades a mais para o modelo da Volkswagen, mas hoje já está em 10 mil carros). E, para piorar, desde outubro, o irmão Mille ultrapassou o Palio nas vendas, assumindo a vice-liderança do mercado no geral de 2008, no entanto, o segundo lugar continuou com o Palio.
Fotos do modelo com as mudanças visuais, flagrado pelo jornal Estado de Minas, mostram que, por fora, a grande novidade do Palio é que a quarta geração vai ganhar os faróis de dupla parábola do Siena e do restante da família, que vão deixar o conjunto frontal com uma leve diferença em relação ao do modelo atual. Essa, inclusive, será a última alteração estética no veículo antes da chegada de um carro totalmente novo, esperado para 2010.
Além disso, informações extraoficiais dão conta de que o modelo irá receber a tecnologia Economy, já adotada no Mille. Mas este novo motor 1.0 Flex mais econômico virá inicialmente apenas no Palio Fire, com carroceria antiga. No segundo semestre, essa versão do compacto também passará a ser vendida com o novo visual da quarta geração, lançada em 2007. Mais para frente a Fiat pretende estender esta tecnologia para o Palio ELX 1.0 Flex (hoje já com o novo visual).
Vale lembrar que a tecnologia Economy compreende modificações no propulsor, além de quinta marcha mais longa e pneus de baixa resistência ao rolamento (que colabora para a redução do consumo de combustível). Com tais mudanças, a Fiat garante que há uma economia de 10% de combustível, no caso do Mille.
Para informar sobre a autonomia do Palio Economy, o painel de instrumentos (que terá fundo branco) ganhará um "econômetro", também como no Mille, um mostrador ao lado do velocímetro que indica a quantidade de combustível gasto de acordo com o estilo de condução do motorista.
Atual
As concessionárias Fiat estão comercializando normalmente o atual Palio, hoje modelo 2008/2009. O compacto é vendido nas versões Fire 1.0 Flex de 66/65 cv (2 ou 4 portas, com carroceria antiga), ELX 1.0 de 66/65 cv (2 ou 4 portas), 1.4 de 81/80 cv (2 ou 4 portas) e 1.8R de 115/113 cv (2 ou 4 portas), estas três últimas com visual atualizado. Um dos atrativos do modelo, em relação aos concorrentes como Gol, Corsa e 206, é a vasta gama de itens opcionais. O modelo pode receber, por exemplo, air bags, ABS e sistema de viva voz com bluetooth
Em Curitiba, o veículo custa entre R$ 24,9 mil (Fire 1.0 Flex básico) e R$ 54,3 mil (1.8 R Flex com todos os opcionais, como regulagem de banco, air-bags frontais e laterais e sistema de som com bluetooth).
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast