Para auxiliar a dirigibilidade, as informações do quadro de instrumentos são refletidas no para-brisa do Corvete| Foto: Divulgação/GM
A tecnologia foi criada para a aviação militar e a GM implantou em alguns de seus carros
Sensores do veículo e câmeras irão projetar agora as imagens em todo o para-brisa
A geração C5 do Corvette, em 2001, inaugurou a tecnologia

A General Motors apresentou em Michigan, Esta­dos Unidos, uma versão de tes­­­te da sua nova geração de Head Up Displays, HUD, uma tela translúcida na linha de visão que permite ao motorista conferir informações sem se distrair do trânsito. A Chevrolet foi a primeira marca do mundo a utilizar essa tecnologia, criada originalmente para a aviação mi­­litar, em um carro de passeio, na geração C5 do Cor­­­­­vette, em 2001. O departamen­to de pesquisas e desenvolvimento da marca está trabalhando com um conjunto de universidades na criação de uma próxima versão do sistema, que obtenha dados coletados por sensores do veículo e câmeras. Os dados serão projetados não apenas em uma pe­­quena tela, mas em todo o para-brisa por meio de feixes de laser de luz ul­­travioleta.

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O sistema irá agregar outros dis­­­positivos, como o de visão no­­turna, navegação e sensores basea­dos em câmeras para melhor a vi­­sibilidade do motorista e também a habilidade do condutor em de­­tectar objetos, crianças, transeuntes ou outros veículos, que serão apontados em sua localização exata. "Nós estamos buscando a criação de novos sistemas de visão aprimorada", afirma Thomas Seder, diretor dos laboratórios do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento. "Digamos que você está dirigindo na neblina: nós podemos utilizar as câmeras infra-vermelhas do veículo para identificar onde estão as extremidades da estrada, que seriam ‘marcadas’ no para-brisa para informar o motorista", exemplifica Seder.

Aperfeiçoamento

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O novo HUD poderia ainda ser combinado com o sistema Opel Eye, que estreou no médio-grande Insignia, em 2009, que alerta ao motorista se ele está dirigindo acima do limite de velocidade, li­­do pelo carro na tela, além de apon­­­tar se há algum problema na via, graças a atuação conjunta com o na­­vegador. A nova geração do sistema já pode estar disponível em no­­­vos modelos da GM em um fu­­­turo muito próximo. Atual­­mente, os displays estão disponíveis nos modelos GMC Acadia, Chevrolet Corvette, Buick LaCros­se e Cadillac STS, além de outras marcas, como a BMW, Lexus e Nis­­san, mas se li­­mitam a informar dados como ve­­locidade, gi­­ros do motor e navegação, mas al­­­guns já exibem imagens geradas pela visão noturna.