A General Motors apresentou em Michigan, Estados Unidos, uma versão de teste da sua nova geração de Head Up Displays, HUD, uma tela translúcida na linha de visão que permite ao motorista conferir informações sem se distrair do trânsito. A Chevrolet foi a primeira marca do mundo a utilizar essa tecnologia, criada originalmente para a aviação militar, em um carro de passeio, na geração C5 do Corvette, em 2001. O departamento de pesquisas e desenvolvimento da marca está trabalhando com um conjunto de universidades na criação de uma próxima versão do sistema, que obtenha dados coletados por sensores do veículo e câmeras. Os dados serão projetados não apenas em uma pequena tela, mas em todo o para-brisa por meio de feixes de laser de luz ultravioleta.
O sistema irá agregar outros dispositivos, como o de visão noturna, navegação e sensores baseados em câmeras para melhor a visibilidade do motorista e também a habilidade do condutor em detectar objetos, crianças, transeuntes ou outros veículos, que serão apontados em sua localização exata. "Nós estamos buscando a criação de novos sistemas de visão aprimorada", afirma Thomas Seder, diretor dos laboratórios do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento. "Digamos que você está dirigindo na neblina: nós podemos utilizar as câmeras infra-vermelhas do veículo para identificar onde estão as extremidades da estrada, que seriam marcadas no para-brisa para informar o motorista", exemplifica Seder.
Aperfeiçoamento
O novo HUD poderia ainda ser combinado com o sistema Opel Eye, que estreou no médio-grande Insignia, em 2009, que alerta ao motorista se ele está dirigindo acima do limite de velocidade, lido pelo carro na tela, além de apontar se há algum problema na via, graças a atuação conjunta com o navegador. A nova geração do sistema já pode estar disponível em novos modelos da GM em um futuro muito próximo. Atualmente, os displays estão disponíveis nos modelos GMC Acadia, Chevrolet Corvette, Buick LaCrosse e Cadillac STS, além de outras marcas, como a BMW, Lexus e Nissan, mas se limitam a informar dados como velocidade, giros do motor e navegação, mas alguns já exibem imagens geradas pela visão noturna.
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