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Embora os nomes soam parecidos, os câmbios automatizados e automáticos possuem funcionamentos diferentes | Fotos: Divulgação
Embora os nomes soam parecidos, os câmbios automatizados e automáticos possuem funcionamentos diferentes| Foto: Fotos: Divulgação

Criados para oferecer ao consumidor uma dose de conforto na direção de seu automóvel, o câmbio automatizado está conquistando cada vez mais os brasileiros. Com ele, o mo­­torista não se preocupa com a troca de marchas e pode descansar o pé esquerdo. Atualmente este tipo de câmbio é encontrado em modelos da Fiat, Volkswagen e Chevrolet com preços que variam de R$ 35 mil a R$ 65 mil.

Embora tenham nomes parecidos, os câmbios automatizados e automáticos são bem diferentes. Este último conta com um conversor de torque e circuitos hidráulicos, e seu funcionamento é todo automático. Ele eleva e re­­duz as marchas de acordo com a ve­­lo­cidade e a rotação do motor.

Já o automatizado preserva a dinâmica do sistema manual. Funciona por meio de uma embreagem automática e pequenos servomotores. Assim, a transmissão automatizada não é nem automática nem manual, mas um pouco de ca­­da.

O primeiro modelo a estrear esse tipo de câmbio foi a Che­vro­­let Meriva Easytronic, em 2007. Em seguida foi a vez da Fiat equipar alguns modelos da sua linha com o Dualogic e, pos­­teriormente, a Volkswagen com o I-motion.

O último carro a chegar no mercado com este câmbio foi o Punto 1.8 Dualogic automático. Segundo a Fiat, o motorista po­­de escolher, a qualquer momento, trocas de marchas automáticas ou controladas sequencialmente através de toques na ala­­vanca do câmbio. Além disso, a alteração do modo de dirigir, de automático para ma­nual, pode ser feita deslocando a alavanca para a es­­querda (posição D/M) por um tempo superior a 0,7 segundo. E, mesmo que o conjunto esteja no modo automático, ainda as­­sim é possível fazer as mudanças manualmente por meio da alavanca, opção muito útil, por exem­­plo, em uma ultrapassagem.

Com o Dualogic, ainda se­­gundo a Fiat, o motorista tem outros benefícios. Por exemplo, acionando a tecla "S", localizada ao lado da alavanca de marchas, a programação adota uma condução esportiva, efetuando as trocas em giros mais altos do motor, aproveitando melhor a potência e deixando o veículo com um de­­sempenho mais apimentado.

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