Em uma medida polêmica para reduzir a poluição, a prefeitura de Paris proibiu a circulação de carros a diesel e a gasolina produzidos antes de 1997 e motos feitas antes de junho de 1999. A restrição entrou em vigor em 1º de julho e valerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Na última sexta, motoristas protestaram em uma das praças da capital francesa.
Por enquanto, a ação promovida pela prefeita, Anne Hidalgo, terá apenas caráter experimental. A medida se soma à proibição em vigor há um ano da circulação de ônibus e veículos pesados feitos antes de 1º de outubro de 2001.
O não cumprimento da lei resultará em multa de 35 euros (cerca de R$ 126). Além da restrição, a prefeitura passará a exigir a colocação de adesivos nos vidros dos carros para indicar o nível de poluição gerado pelos veículos.
Se os planos de Anne para reduzir as emissões forem adiante, a partir de 2020 os carros a diesel podem ser erradicados da cidade. A prefeita também defende a proibição de veículos pesados fabricados antes de outubro de 2006 e utilitários a diesel anteriores a janeiro de 2001.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast