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Honda Gold Wing é a sua concorrente
Por mais que os engenheiros da BMW neguem, é impossível não pensar que a K 1600 GTL veio para brigar de frente com a Honda GL 1800 Gold Wing, sucesso de vendas nos Estados Unidos. Ambas trazem motores de seis cilindros em linha na moto alemã e opostos na japonesa. Já nesse quesito a BMW ganha de longe: são 160 cv contra 118 cv da Honda. E a Gold Wing é mais pesada: 381 kg a seco contra 348 kg na BMW.
Apesar de trazer air-bags, a Honda Gold Wing perde para a K 1600 GTL em diversos itens de conforto. Basta dizer que o modelo japonês traz um antiquado sistema manual de ajuste do para-brisa. Mas o preço da Gold Wing, atualmente à venda no Brasil, é inferior: R$ 92.000, contra os R$ 108.500 da BMW.
Seria uma heresia com os engenheiros alemães, mas não compreenderia um exagero ao afirmar que a nova BMW K 1600 GTL oferece o conforto digno de um carro de luxo. Além do espaçoso banco, malas laterais e top case de série com capacidade para 115 litros, o modelo GTL tem completo sistema de navegação Garmim, banco e manoplas aquecidas e traz ainda o sistema de faróis direcionais, inéditos em motocicletas.
Feita para longas viagens com muito conforto, quase como a primeira classe de um avião, a GTL cobra (caro) por isso. O modelo deve chegar ao Brasil em junho em uma versão completa, ou seja, com todos os opcionais, acessórios e mimos, por R$ 108.500 (R$ 10 mil a mais que o modelo GT).
Tecnologia embarcada
Mas as diferenças não param por aí. Apesar de equipada com o mesmo motor de seis cilindros em linha, 1649 cm³ de capacidade e 160 cavalos de potência, os três modos de gerenciamento do propulsor Rain, Road e Dynamic atuam de forma diferente do modelo GT. Segundo Gerhard Müller, gerente do projeto, as respostas na GTL são ainda mais suaves.
As suspensões da GTL também têm acertos distintos. Tanto para suportar o maior peso a GTL pesa 348 kg em ordem de marcha, enquanto a GT, 319 kg como para oferecer mais conforto para piloto e garupa. De qualquer forma, você não vai precisar se preocupar com isso: ela conta com a segunda geração do Electronic Suspension Adjustment (ESA II). Um ajuste eletrônico da suspensão que, por meio de um clique, permite regular a pré-carga da mola, o retorno e a compressão do conjunto. Pode-se optar por nove acertos diferentes: os modos Normal, Sport, Comfort regulam a velocidade de retorno e compressão; já a pré carga da mola pode variar somente para piloto; piloto e bagagem e piloto e garupa.
A lista de apetrechos eletrônicos para tornarem a vida do piloto mais fácil é quase infinita: controle de tração para evitar derrapagens, freios com sistema ABS, controle da pressão dos pneus, Cruise Control (piloto automático), entre vários outros.
Isso sem falar no completo sistema de navegação integrado ao painel da moto. Um GPS Garmim, que pode ser acessado pela tela "touch screen" ou ainda pelo punho esquerdo. Sem esquecer, é claro, do computador de bordo, que só falta trazer a previsão do tempo! O restante todo também está lá: consumo instantâneo, consumo médio, e autonomia. Para se ter uma idéia da tecnologia da moto, o sistema de navegação acessa os dados do computador de bordo e já pode indicar no mapa onde abastecer para não ficar sem combustível.
A BMW ainda inovou na GTL com o inédito sistema de faróis direcionais em motocicletas. Além de regular a altura do facho de luz, levando em conta a carga sobre a motocicleta, ela também direciona o facho em curvas, tornando a pilotagem noturna ainda mais segura. Assim como a eletrônica embarcada, não faltam itens de conforto na BMW K 1600 GTL. A começar pelo para-brisa ajustável eletronicamente e os três top case que juntos oferecem 115 litros de bagagem e que podem ser facilmente removidos do moto.
Completando o pacote conforto, a K 1600 GTL traz um sistema de som com entrada para MP3 e Ipod com alto-falantes independentes para a garupa.
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