R$ 100 mil é o valor do prêmio pago pela Karmann-Ghia aos estudantes vencedores do concurso.
Os estudantes paranaenses Felipe de Oliveira Mazzêo e Rodrigo Kós Scarpetta, vencedores do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, vão usar o prêmio de R$ 100 mil para investir na carreira. Eles contam que o dinheiro poderá ser usado para fazer um bom curso de pós-graduação, para aprimorar as ferramentas de trabalho e, até, para um possível intercâmbio.
Mazzêo é estudante de Design Projeto de Produto, na Universidade Positivo, e Scarpetta é aluno de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles aceitaram o desafio da Karmann-Ghia, que estava em busca de um projeto de carro esportivo de luxo que pudesse ser fabricado no Brasil. Foram mais de 600 inscrições em todo o país.
O projeto dos estudantes de Curitiba mantém a essência do Karmann-Ghia Coupê, fabricado na década de 1960. "Como estamos falando de redesign, não era possível fugir muito dos elementos principais do carro, sob a penalidade de perder todo o DNA do modelo original", explica Mazzêo.
Os estudantes explicam que detalhes como a sobrancelha do Karmann-Ghia Type 34, a pregnância da linha zero, dos vincos (que são praticamente os mesmos do Karmann-Ghia TC) e das formas orgânicas presentes no Type 14, foram minuciosamente estudados e contemplados no projeto conceito. "Um ponto chave que identificamos é o sorriso que o Type 14 tem quando a frente do carro é analisada de um ponto de vista superior (graças à pequena curvatura do para-choque)", afirma Scarpetta.
Viabilidade
A ideia do concurso foi de Jonas Hipólito de Assis, presidente do Grupo ILP Industrial, controlador da Karmann-Ghia. "Vamos aperfeiçoar a proposta vencedora e avaliar sua viabilidade econômica. Para tirar este projeto do papel, a Karmann-Ghia precisa de um parceiro", explica. O concurso, completa, foi o primeiro passo de uma estratégia que inclui investimentos de U$$ 30 milhões para mudanças na infraestrutura da fábrica e para a aquisição de novos maquinários.
A Karmann-Ghia é hoje uma indústria de estamparia, ferramentaria e usinagem. Depois do Karmann-Ghia Coupê, fabricado de 1962 até 1972, a empresa produziu alguns projetos, como carretas e motor-homes. Aos poucos foi direcionando sua atuação e se tornou fornecedor, oferecendo tetos solares, capotas para conversíveis, entre outros produtos segmentados.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião