Pela primeira vez, em 19 temporadas, um grid da Fórmula Truck terá a presença de mais de uma dezena de pilotos paranaenses correndo em uma pista no estado. O fato inédito acontece neste fim de semana, durante a 2ª etapa do Campeoanto Brasileiro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A prova será domingo, às 13 horas.
O grupo de pilotos da casa é formado por 13 representantes de diferentes regiões do Paraná. Dois deles estrearam na modalidade na etapa de abertura, em Caruaru (PE), no mês passado. Jaidson Zini, piloto de Cascavel que reside em Arapongas, dirige um caminhão Iveco da equipe Dakarmotors. Marcello Cesquim, de São José dos Pinhais, participa com um Mercedes-Benz da ABF Racing.
Já Fabiano Brito, de Maringá, volta à categoria este ano após competir de 1997 a 2010. Ele corre pelo time ABF, da Volvo marca com maior número de paranaenses na pista. João Maistro, de Londrina, pilota um Volvo desde a estreia, em 2005. Sua equipe, a Copacol Clay Truck Racing, passa a ter dois caminhões o outro é o de Diogo Pachenki, de Cascavel.
A equipe paranaense Muffatão também passa a ter dois caminhões em 2014, da marca Scania. Pedro Muffato, cascavelense que corre sua 15.ª temporada na F-Truck, tem a companhia de Jansen Bueno, de Curitiba. David Muffato, filho de Pedro, defende a DF Racing Fans em sua primeira temporada completa na categoria, depois de duas décadas alternando a pilotagem de monopostos e de carros de turismo. Ele acelera um Ford.
A Scuderia Iveco, do atual campeão Beto Monteiro (PE), tem o curitibano Valmir Benavides, conhecido como Hisgué. Raijan Mascarello, de Nova Esperança do Sudoeste, está a bordo de um Ford pela equipe DF Motorsport. A única mulher da categoria também é nascida no estado. Débora Rodrigues, de Bela Vista do Paraíso, corre com um Volkswagen pela RM Competições. A piloto, que estreou na F-Truck em 1998, é colega de equipe e casada com o bicampeão Renato Martins (1996 e 2006).
Sete títulos
O time do estado na Truck tem ainda o maior campeão da categoria. Wellington Cirino, de Francisco Beltrão, levantou o caneco em quatro das 14 temporadas em que pilota o Mercedes-Benz da ABF-Santos (2001, 2003, 2005 e 2008). O Paraná tem ainda mais três títulos. Um de Leandro Totti, de Londrina, campeão em 2012 e vice no ano passado. Ele dirige um caminhão da Volkswagen pela RM Competições. Totti foi o vencedor da prova de abertura em Pernambuco, onde conquistou a pole position e liderou todas as voltas da corrida. Os outros dois campeonatos pertencem a Oswaldo Drugovich Jr (1999 e 2000) a bordo protótipo de um Scania ele já não compete mais.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião