Quem optar por passar o feriado da Páscoa em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, não deve estranhar se cruzar na rua com a nave Star Destroyer de Darth Vader, com a Brasília amarela da banda Mamonas Assassinas, com o Batmóvel ou qualquer outro veículo inusitado. No próximo dia 23, a cidade será palco da Red Bull Soapbox Race, considerada pelos organizadores como a corrida mais maluca do mundo. O evento vai reunir 49 equipes dos três estados da Região Sul. O Paraná será representado por 17 escuderias, enquanto Santa Catarina conta com 20 times e outras 12 equipes são do Rio Grande do Sul.
A corrida Red Bull Soapbox, realizada em diversos países do mundo, tem como objetivo que as equipes desenvolvam projetos de carros originais e criativos que possam percorrer o trajeto de 400 metros no menor tempo possível. A prova será na descida da Estrada da Rainha, na extremidade da praia de Camboriú. A promessa é de muita diversão e risadas por parte do público e das equipes.
Um dos representantes paranaenses é a equipe estreante Biarticuloucos Red Bus, de Curitiba. A ideia do grupo é retratar um dos principais símbolos da cidade e, com isso, conquistar o público. "Sabemos que muitas pessoas de Curitiba passam o feriado em Camboriú. Como o biarticulado representa bem a cidade, esperamos uma grande torcida", diz o piloto Humberto Rodrigues da Costa.
O protótipo foi construído com barras de ferro, lona vermelha e rodas de carrinho de mão. Segundo Rodrigues, o veículo é uma cópia fiel do verdadeiro. "É igual ao real, inclusive com todos os escritos que tem no ônibus de verdade", afirma.
Outra equipe da capital é a Coringas Crash que conta com a experiência de alguns integrantes terem participado da edição de 2008. "Facilita um pouco o fato do Márcio já ter competido. Como três integrantes do grupo serem formados em engenharia, também ajuda na hora dos palpites e sugestões do projeto", diz Marcello Galvão.
O veículo desenvolvido pelos quatro amigos de infância é o carro do Coringa, famoso inimigo do Batman. "A ideia do Coringa surgiu por ser um personagem conhecido e que faz as pessoas rirem. Fizemos algumas adaptações como deixar o carro conversível para ter maior interatividade com o público", afirma Galvão.
Dos Campos Gerais, a equipe Luke, eu sou seu pai formada por dois advogados, um administrador e um biólogo irá estrear na competição. A decisão por inscrever o projeto surgiu após uma amiga comentar sobre o evento. "Ela disse que era a nossa cara. Pesquisei e depois joguei ideia para um grupo de amigos que aceitou o desafio", diz o piloto da equipe de Ponta Grossa, Edgar Delfino Junior.
O projeto foi baseado no filme Guerra nas Estrelas que inspirou gerações. O veículo é uma adaptação da nave Star Destroyer de Darth Vader. A equipe utilizou ferro e fibra de vidro para executar o projeto. "Construímos o carro com a assessoria de engenheiros e outros profissionais. No teste que fizemos, chegou a 45 quilômetros por hora. A nossa expectativa é grande quanto a participação", afirma.
Essa é a terceira vez que ocorre a competição no Brasil. As outras duas edições foram em Fortaleza, no Ceará, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ambas em 2008.
Serviços:
Red Bull Soapbox Race Dia 23, a partir das 13 horas Estrada da Rainha Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast