Ação especial
Fotos: DivulgaçãoModelo conversível semelhante ao protótipo que foi cortado em partes para caber no elevador do Empire State, em 1965
Um exemplar do novo Mustang conversível será recortado para repetir a ação feita há quase cinco décadas em ManhattanModelo no topo do Empire State
A Ford colocará um Mustang no topo do Empire State Building, em Nova York, nos dias 16 e 17 de abril, recriando uma das ações (foto) que marcaram o lançamento do carro há 50 anos. O veículo ficará exposto no mirante do prédio, um dos ícones mundiais.
Transportar um carro 86 andares acima não é uma tarefa simples o edifício tem 102 andares no total e por 40 anos foi considerado o mais alto planeta. Nenhum guindaste móvel é capaz de alcançar o mirante a 400 metros de altura e a torre alta sobre o terraço relativamente estreito também torna impossível o transporte por helicóptero. Assim, a única opção viável é o elevador. Em 1965, um protótipo do Mustang conversível foi cortado em três partes para caber nos elevadores.
O novo Mustang é cerca de 18 cm mais comprido e 10 cm mais largo que o original, tornando o desafio ainda maior. Trabalhando com dados virtuais de engenharia, a equipe identificou os lugares certos para fazer os cortes de modo que ele possa ser levado em carrinhos especiais nos elevadores.
O que um grupo com dezenas de brasileiros estaria planejando ao embarcar, na sexta-feira, para Orlando, nos Estados Unidos? Uma excursão na Disney, certo? Não desta vez! Para essa turma, os próximos dias serão dedicados a outro símbolo norte-americano, o Mustang, que no dia 17 de abril comemora 50 anos de lançamento e produção ininterrupta.
Para celebrar o meio século do famoso pony car, a Ford, em conjunto com os diversos clubes de entusiastas norte-americanos, organizou dois eventos simultâneos em cidades diferentes: Charlote, que fica na região Leste do país, e Las Vegas, no Oeste.
A festa reunirá milhares de "mustangueiros" nos autódromos das duas cidades, a partir do dia 16. Entre os diversos clubes presentes está o Mustang Clube do Paraná, que reuniu mais de 50 pessoas daqui e de outros estados para participar de ambas as festas.
Mas as celebrações já começam antes, principalmente para parte do grupo que desembarca em Orlando (o restante do grupo viaja direto para Las Vegas). Já neste domingo eles partem para uma jornada de cerca de 2 mil quilômetros a bordo de uma frota de 15 exemplares do modelo retirada nos EUA em uma locadora de carros. O destino é Charllote, mas o caminho irá proporcionar experiências singulares aos apaixonados pelo muscle car.
Como visitar o autódromo de Daytona Beach, onde o Mustang foi pace car durante a prova das 500 milhas da Nascar, em 2010. A cidade, a 280 km de Orlando, será a primeira parada do grupo, que no dia 14 percorrerá 700 km rumo a Atlanta. É lá que outros dez integrantes do Clube Mustang da Itália irão aumentar a carreata, com mais cinco modelos.
Durante a viagem, o grupo terá encontros nostálgicos com a cultura do carro, por meio de outros clubes e em pequenos eventos e museus. Como grande parte dos simpatizantes são colecionadores, haverá também paradas obrigatórias nos cemitérios de Mustang, ferros-velhos dedicados à comercialização de peças dos modelos antigos. "O que o pessoal tiver condições de levar certamente vai querer comprar, uma vez que é possível encontrar peças mais em conta. No Brasil, é preciso importar", destaca o organizador e diretor de comunicação do clube, Maurício Sebastiany.
O dia 15 de abril certamente será marcante para o grupo. Eles viajam 610 km rumo a Asheville. No caminho param para encontrar uma comitiva muito maior. É a Pony Drive, uma carreata gigantesca com mais de 800 veículos, que segue rumo a Charllote. "Vamos sair de uma região bem no meio dos EUA e que tem uma cidade chamada Mustang. A carreata é tão grande que o Guinness Book vai acompanhar para registrar um possível recorde", afirma Sebastiany.
Logo na saída, a comitiva irá percorrer um estrada singular, a Tail of the Dragon (A cauda do dragão), um trecho com cerca de 20 km e mais de 300 curvas. O grupo chega a Charllote no dia 16, quando começa a festa do Mustang, que vai até 20 de abril. Com seu espaço já devidamente reservado, o Mustang Clube do Paraná irá participar como expositor e celebrar da melhor forma possível o 50º aniversário do ícone da Ford. "Nossos carros serão todos adesivados para se diferenciar. Poderemos rodar com eles na pista e conhecer uma infinidade de modelos que estarão lá expostos. Vai ser emocionante, é como um projeto de vida sendo realizado", declara Sebastiany.
Fãs globais
Fãs da América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália e Nova Zelândia vão desfilar as bandeiras de seus países nos autódromos de Charlotte e Las Vegas, de 16 a 20 de abril. "Embora o Ford Mustang não seja vendido globalmente, a paixão pelo pony car é realmente internacional", diz Ronald Bramlett, diretor do Mustang Clube da América.
Viagem no face
Quem quiser acompanhar o dia a dia da caravana pode acessar a página do facebook do Mustang Clube do Paraná (MCParana).Serão postados, diariamente, fotos e relatos da viagem. Ocorrerá ainda uma exposição sobre a viagem no dia 11 de maio, das 9 às 18 horas, na concessionária Ford Metropolitana, Rua Mario Tourinho. Mais informações: www.mustangparana.com.br.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião