O ícone da Ford é um dos modelos mais cultuados em Curitiba. Os carros acima são do Mustang Clube do Paraná| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
CARREGANDO :)
Grupo que irá aos EUA (a partir da esq.): Maurício Sebastiany, Alan Sommer, Davi Bessa, Adriana Quinelo (Ricardo Quinelo, no cartaz), João Avanci, Custódio Martins Jr., Paulo Alarcon, Roberto Robert e Marcus Vinícius Oliveira
CARREGANDO :)

O que um grupo com dezenas de brasileiros estaria planejando ao embarcar, na sexta-feira, para Orlando, nos Estados Unidos? Uma excursão na Disney, certo? Não desta vez! Para essa turma, os próximos dias serão dedicados a outro símbolo norte-americano, o Mustang, que no dia 17 de abril comemora 50 anos de lançamento e produção ininterrupta.

Para celebrar o meio século do famoso ‘pony car’, a Ford, em conjunto com os diversos clubes de entusiastas norte-americanos, organizou dois eventos simultâneos em cidades diferentes: Charlote, que fica na região Leste do país, e Las Vegas, no Oeste.

Publicidade

A festa reunirá milhares de "mustangueiros" nos autódromos das duas cidades, a partir do dia 16. Entre os diversos clubes presentes está o Mustang Clube do Paraná, que reuniu mais de 50 pessoas daqui e de outros estados para participar de ambas as festas.

Mas as celebrações já começam antes, principalmente para parte do grupo que desembarca em Orlando (o restante do grupo viaja direto para Las Vegas). Já neste domingo eles partem para uma jornada de cerca de 2 mil quilômetros a bordo de uma frota de 15 exemplares do modelo – retirada nos EUA em uma locadora de carros. O destino é Charllote, mas o caminho irá proporcionar experiências singulares aos apaixonados pelo muscle car.

Como visitar o autódromo de Daytona Beach, onde o Mustang foi pace car durante a prova das 500 milhas da Nascar, em 2010. A cidade, a 280 km de Orlando, será a primeira parada do grupo, que no dia 14 percorrerá 700 km rumo a Atlanta. É lá que outros dez integrantes do Clube Mustang da Itália irão aumentar a carreata, com mais cinco modelos.

Durante a viagem, o grupo terá encontros nostálgicos com a cultura do carro, por meio de outros clubes e em pequenos eventos e museus. Como grande parte dos simpatizantes são colecionadores, haverá também paradas obrigatórias nos cemitérios de Mustang, ferros-velhos dedicados à comercialização de peças dos modelos antigos. "O que o pessoal tiver condições de levar certamente vai querer comprar, uma vez que é possível encontrar peças mais em conta. No Brasil, é preciso importar", destaca o organizador e diretor de comunicação do clube, Maurício Sebastiany.

O dia 15 de abril certamente será marcante para o grupo. Eles viajam 610 km rumo a Asheville. No caminho param para encontrar uma comitiva muito maior. É a Pony Drive, uma carreata gigantesca com mais de 800 veículos, que segue rumo a Charllote. "Vamos sair de uma região bem no meio dos EUA e que tem uma cidade chamada Mustang. A carreata é tão grande que o Guinness Book vai acompanhar para registrar um possível recorde", afirma Sebastiany.

Publicidade

Logo na saída, a comitiva irá percorrer um estrada singular, a Tail of the Dragon (A cauda do dragão), um trecho com cerca de 20 km e mais de 300 curvas. O grupo chega a Charllote no dia 16, quando começa a festa do Mustang, que vai até 20 de abril. Com seu espaço já devidamente reservado, o Mustang Clube do Paraná irá participar como expositor e celebrar da melhor forma possível o 50º aniversário do ícone da Ford. "Nossos carros serão todos adesivados para se diferenciar. Poderemos rodar com eles na pista e conhecer uma infinidade de modelos que estarão lá expostos. Vai ser emocionante, é como um projeto de vida sendo realizado", declara Sebastiany.

Fãs globais

Fãs da América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália e Nova Zelândia vão desfilar as bandeiras de seus países nos autódromos de Charlotte e Las Vegas, de 16 a 20 de abril. "Embora o Ford Mustang não seja vendido globalmente, a paixão pelo ‘pony car’ é realmente internacional", diz Ronald Bramlett, diretor do Mustang Clube da América.

Viagem no face

Quem quiser acompanhar o dia a dia da caravana pode acessar a página do facebook do Mustang Clube do Paraná (MCParana).Serão postados, diariamente, fotos e relatos da viagem. Ocorrerá ainda uma exposição sobre a viagem no dia 11 de maio, das 9 às 18 horas, na concessionária Ford Metropolitana, Rua Mario Tourinho. Mais informações: www.mustangparana.com.br.

Publicidade