No período de 30 de setembro a 15 de outubro, as atenções do mundo do automóvel estarão voltadas para Paris, na França, onde ocorre a 77.ª Edição do Salão de Paris, uma das principais mostras da Europa. Carros conceitos e lançamentos estarão dividindo os estandes das principais marcas. O Caderno do Automóvel que estará presente no Salão antecipa algumas atrações, como o conceito Avenger da Dodge. O modelo deve ser lançado comercialmente já no próximo ano na Europa com motor 2.0 turbodiesel, rodas de 19 polegadas e quatro portas. Seu estilo é nostálgico, pois relembra automóveis que eram sucesso nos EUA durante os anos 70.
A Honda estará mostrando o Civic Type R, a mais nervosa versão do hatchback comercializado no mercado europeu, que tem linhas distintas do "nosso" Civic sedã. Visual arrojado e muita potência são as suas principais credenciais. As diferenças em relação ao protótipo, apresentado no início do ano em Genebra, são mínimas. Na frente a extensão dos faróis foi substituída por uma grade convencional. No pára-choque, as entradas de ar nas extremidades cederam lugar a faróis de neblina. Atrás nada muda. O aerofólio divide o vidro, a lanterna é uma peça única e o pára-choque tem uma saída de escapamento triangular em cada ponta.
Ao abrir a porta, o painel de dois andares mistura elementos analógicos e digitais. Há alumínio nos pedais e no apoio de pé. Os bancos dianteiros têm formato de concha e a partida é dada por um botão, localizado à esquerda do motorista, e há uma plaqueta no console central identificando cada uma das unidades produzidas. O motor do Type R é um 2.0 16V capaz de entregar 201 cv de potência a 8.000 rpm. Com câmbio manual de seis marchas acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge 235 km/h de velocidade máxima. Suas vendas começam em abril de 2007.
Uma das maiores atrações da Citroën no Salão de Paris será o carro conceito C-Métisse, um cupê esportivo para quatro pessoas. O modelo traz motores elétricos nas rodas traseiras e um conjunto baseado no C4 Hybride, apresentado pela Citroën no início do ano. Suas linhas são fluidas e mesmo o interior, feito de materiais nobres, se beneficia do design futurista. Mede 4,74 m de comprimento, 1,24 m de altura e 2 m de largura. A posição de dirigir se adapta ao condutor. Tanto o volante quanto os pedais têm regulagem elétrica. O motor diesel é um V6 de 208 cv, com uma transmissão automática de seis velocidades, associado ao motor elétrico (são dois, cada um com 20 cv). Em baixas velocidades ele roda só com tração elétrica. Só depois é que o motor diesel é ativado. O modelo acelera até 100 km/h em 6,2 segundos e chega a 250 km/h.
A Audi vai mostrar seu mais novo superesportivo, o R8, modelo derivado do protótipo Le Mans quattro, com chegada ao mercado prevista para 2007. O R8 traz sob o capô um potente motor 5.0 V10 biturbo capaz de fornecer 610 cv a 6.800 rpm e 76,5 kgfm de torque, a apenas 1.750 rpm. Com essa configuração, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e precisa de 7,1 s para alcançar 200 km/h. Ele conta também com sistema de tração quattro que distribui o torque entre os eixos dianteiros e traseiros.
A carroceria combina uma estrutura de alumínio e fibra de carbono e a traseira traz um aerofólio escamoteável que se eleva automaticamente quando a velocidade supera os 120 km/h. O superesportivo, segundo a Audi, proporciona amplo espaço interno.
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