O preço do pedágio pelas rodovias paranaenses que compõem o Anel de Integração ficou em média 5,75% mais caro desde sábado. O reajuste anual, sempre no início de dezembro, está previsto em contrato.
Pagar para usar as estradas no Brasil é uma prática que existe desde o século 18. Naquela época, a Coroa Portuguesa só autorizava a abertura da Rota dos Tropeiros se tivesse lucro. Sendo assim estabeleceu postos de registros similares aos pedágios da atualidade ao longo do Caminho de Viamão, que ligava o Rio Grande do Sul a Sorocaba (SP). No Paraná, ele ficava no Rio Iguaçu (perto de Curitiba). Os valores eram de 2,5 mil réis para cada mula e 2 mil por cavalo.
Não era uma cobrança barata. Para se ter uma ideia, boa parte reconstrução de Lisboa, destruída por um terremoto, em 1755, foi bancada pelo valor arrecadado com o "pedágio dos tropeiros". Na atualidade são poucos os países completamente isentos de pedágio, como Finlândia, Alemanha, Suécia, Bélgica e Holanda.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast