• Carregando...
 | /
| Foto: /

O 1.º de abril é uma das datas preferidas das montadoras. Todos os anos, as marcas põem a imaginação para funcionar e divulgam informações falsas em clima do Dia da Mentira. E nesta sexta-feira o que não faltam são pegadinhas para zoar o consumidor mais desatento.

LEIA MAIS: Carros e ideias bizarras no 1º de abril

Boa parte das ‘peças’ é de origem britânica, região a qual é conhecida pelo senso de humor apurado. De carro ‘invisível’ da britânica MG a um sistema de conectividade elaborada pela Ford que elimina o barulho das crianças no banco traseiro. Confira as ‘novidades’ deste divertido mercado:

Guarda-chuva canino

A fabricante tcheca Skoda, subsidiária do Grupo Volkswagen na Europa, apresenta uma solução para que os melhores amigos dos motoristas não se molhem ao sair do carro em dias chuvosos.

Compartimentos localizados nas portas podem acomodar um guarda-chuva canino, juntamente com um modelo convencional para motorista e ocupantes. Segundo a Skoda, o novo item foi desenvolvido na República Tcheca pelo chefe de opcionais animais, o professor Al Sayshon. Olha que não é uma ideia tão excêntrica assim!

Janelas multimídia

Quem adquirir o novo Tucson apenas nesta sexta-feira (1º) na Europa poderá levar também o pacote opcional que transforma todas as janelas do carro em telas multimídias. Isso graças à tecnologia head-up display, já usada no meio automotivo e que projeta no projeta no para-brisa informações como velocidade, consumo e GPS).

As janelas são sensíveis ao toque, o que permite interagir com imagens de realidade virtual. “Com VREs (Virtual Reality Entertainment System) estamos realmente mudando a maneira como as pessoas vão se sentir sobre viagens de carro. Com aplicativos educacionais e de entretenimento na ponta dos dedos você nunca vai ouvir seus passageiros queixarem-se de uma longa viagem novamente”, afirmou o chefe de tecnologias futuras da Hyundai, Tu Morrow (uma brincadeira com ‘tomorrow’, ou amanhã, em inglês).

O novo Tucson chegará ao Brasil no segundo semestre, mas a fabricante sul-coreana não confirmou se o modelo oferecerá o revolucionário sistema de entretenimento.

Antibarulho de crianças

A Ford apresenta uma nova tecnologia, chamada CALM, para uso com o sistema de conectividade SYNC, que neutraliza o barulho das crianças no banco de trás do carro.

Como mostra este vídeo, especialmente preparado para a divulgação, o equipamento atenderia o desejo de muitos consumidores, pois esse tipo de situação tem o poder de gerar mais estresse que congestionamentos, buracos e obras na pista.

O dispositivo dá ao motorista, entre outras opções, a possibilidade de acessar áudio-livros por comando de voz e encontrar um lugar para o lanche das crianças. Mas, para as ocasiões em que nem comida e contos de fada funcionam, foi desenvolvido o novo sistema que reduz automaticamente o barulho do banco de trás.

O Modo de Desligamento de Crianças Anárquicas, ou CALM na sigla inglesa, pode ser ativado por comando de voz. Ele usa uma tecnologia similar à do sistema de Controle Ativo de Ruído, que neutraliza os sons indesejados por meio de ondas sonoras opostas geradas pelo sistema de áudio.

“O CALM é particularmente eficiente na redução de ruídos agudos de passageiros mais novos, mas também estamos desenvolvendo uma versão que neutraliza frequências mais graves, como as sogras”, explica Theresa ‘Earthly’ (ou ‘terrestre’), técnica do Laboratório de Oscilação Intrusiva da Ford.

Carro ‘invisível’

A clássica montadora britânica MG vive um momento à margem do sucesso das compatriotas Jaguar Land Rover, Mini, Aston Martin e Rolls-Royce. E para sair deste ostracismo, a marca anunciou um carro-conceito ‘invisível’. No material promocional do inédito veículo, a MG destaca a facilidade para estacionar nos centros urbanos, uma vez que os ‘agentes de trânsito não conseguirão ver o carro para aplicar a multa’.

“Primeiro, tivemos alguns problemas, já que as pessoas viviam atropelando o carro e se perdendo no estacionamento. Mas, assim que colocamos o icônico emblema MG na frente, feito de materiais invisíveis, conseguimos encontrá-lo com muito mais facilidade”, afirmou o chefe de vendas e design Matthew Cheyne

Carrinho de corda

Em tempos de carros cada vez mais movidos a energia limpa, a Adam, divisão britânica da Genral Motors, ‘inovou’ ao criar um veículo antipoluente inédito. O Vauxhall Adam C é impulsionado por energia cinética, ou seja, a corda. Para ‘carregar’ o compacto são necessários apenas 15 minutos girando a chave-borboleta fixada na parte traseira.

Conforme a fabricante, o melhor é que o proprietário não gastará um centavo com combustível e ainda poderá queimar cerca de 400 calorias a cada ‘recarga’. A energia armazenada permite uma autonomia de até 200 km.

“O ADAM C é alimentado por um mecanismo cinético que não é muito diferentes daqueles encontrados em brinquedos de corda para crianças (o ‘C’ representa um relógio)”, diz o material promocional do carro.

Placa de emoji

Placas de veículos personalizadas são comuns em alguns países. No Reino Unido, ela poderia até ser feita apenas com emojis, como sugere a Honda, disposta a atrair o público mais jovem.

A ‘novidade’, segundo a montadora japonesa, estaria disponível no começo de 2017. A razão pela escolha deste tipo de placa, ainda conforme a Honda, é que uma pesquisa teria apontado que 97% das pessoas entrevistadas com menos de 30 anos afirmaram que os emojis são a principal expressão de seus sentimentos em mensagens de texto.

As imagens da primeira placa de número emoji oficial do mundo mostram o sistema de identificação no esportivo Civic Type R.

Mini Hipster

O hipster é indivíduo com estilo próprio, que geralmente combina peças de roupa modernas com acessórios vintage e que também contraria as convenções sociais.

Para a Mini, ele pode ser um potencial consumidor da marca. Tanto que a empresa inglesa do Grupo BMW projetou o Hipster Hatch.

O modelo identifica o conceito no visual e também nos equipamentos oferecidos. O carro tem apenas uma marcha e velocidade máxima de 40 km/h.

O conjunto de som é formado por um duplo deck de fitas cassete e as janelas possuem filtros de Instagram, para os passageiros apreciarem a paisagem nas cores do seu filtro preferido.

Teto retrátil

A Citroën e Arsenal Football Club anunciaram nesta sexta-feira uma parceria única, nunca antes visto no esporte. O fabricante de automóveis francês, conhecido por sua abordagem criativa para a tecnologia e inovação, inspirou o clube inglês a instalar o primeiro teto solar retrátil do mundo no Emirates Stadium do clube.

A tecnologia é inspirada pelo ‘telhado’ do Citroën C1 Airscape. As obras terão início ao fim da temporada 15/16 e fazem parte do projeto ‘Arsenalisation’, uma ideia que visa tornar o estádio de 60.000 lugares o melhor do o mundo.

Com a inovação, os torcedores poderão assistir aos replays dos lances por meio de uma projeção sobre o teto retrátil e também o fã Arsenal terá a chance de decidir e controlar se a cobertura deverá ser aberta ou fechada antes de cada jogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]