Tenho uma filha de quatro anos e até algum tempo atrás ela usava a cadeirinha no carro, o que já não serve. Gostaria de saber qual o acessório ideal nessa idade?
Cristiane Almeida, de Curitiba
Resposta
A forma mais segura de transportar as crianças no veículo é utilizando cadeirinhas e assentos de segurança, pois o cinto de segurança foi projetado para ser usado por um adulto com no mínimo 1,45 metro de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente. Para escolha do dispositivo de retenção adequado, devemos sempre observar o peso, a altura e a idade da criança.
No caso dos pequenos com idade entre 4 e 10 anos (que é o caso da sua filha), a recomendação é o uso de um assento de elevação, já que as crianças estão na faixa de peso entre 18 e 36 quilos e não possuem altura suficiente (mínimo 1,45m) para que o cinto de três pontos passe confortavelmente sobre os quadris e no centro do ombro (e não no pescoço). Este dispositivo também conhecido como "booster" ou "assento de segurança" só pode ser utilizado com cinto de três pontos e é de fácil instalação. Há modelos com e sem encosto, e a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado vai de 18 a 36 quilos.
A Criança Segura recomenda que sejam utilizados somente produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do Inmetro) e apropriados para o cinto e assento do seu carro, de acordo com a instrução do fabricante. O assento de elevação deve ser usado somente se houver encosto de cabeça no carro. Caso seu veículo não tenha este equipamento, procure uma concessionária autorizada para instalá-lo.
Nanci Takada, assistente de Projetos/Curitiba da organização não-governamental (ONG) Criança Segura Safe Kids Brasil.
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast