È verdade que os motores a diesel não têm velas de ignição. Se for,como é que o combustível é queimado?
Hélio Pereira, de Curitiba
Resposta
O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva explica que a queima do diesel é obtida por meio de combustão espontânea, gerada pela elevação da pressão a que a mistura ar/diesel é submetida. Ele lembra que há, sim, velas, mas só entram em ação na fase de aquecimento. Com o motor ainda frio, as velas ficam incandescentes para dar partida no propulsor. No caso dos veículos a gasolina e/ou a álcool, é necessário uma centelha, que inicia cada uma das explosões do ciclo do motor.
Atualmente, como as leis que regulamentam as emissões de poluentes estão ficando mais severas, os motores vêm sendo equipados com gerenciamento eletrônico e tecnologia common rail, na qual uma bomba de altíssima pressão injeta o combustível por meio de um duto comum (daí o nome), o que proporciona melhor desempenho e redução do consumo de diesel.
Geraldo Rangel, da AEA
* * * * * * *
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).
-
Escola Sem Partido: como Olavo de Carvalho, direita e STF influenciaram o fim do movimento
-
Igreja e direita francesa criticam cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
-
“Quando Maduro fala é crítica, quando eu falo é crime?”, diz Bolsonaro após ditador questionar urnas
-
Dois cientistas católicos históricos que vale a pena conhecer
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião