• Carregando...

È verdade que os motores a diesel não têm velas de ignição. Se for,como é que o combustível é queimado?

Hélio Pereira, de Curitiba

Resposta

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva explica que a queima do diesel é obtida por meio de combustão espontânea, gerada pela elevação da pressão a que a mistura ar/diesel é submetida. Ele lembra que há, sim, velas, mas só entram em ação na fase de aquecimento. Com o motor ainda frio, as velas ficam incandescentes para dar partida no propulsor. No caso dos veículos a gasolina e/ou a álcool, é necessário uma centelha, que inicia cada uma das explosões do ciclo do motor.

Atualmente, como as leis que regulamentam as emissões de poluentes estão ficando mais severas, os motores vêm sendo equipados com gerenciamento eletrônico e tecnologia common rail, na qual uma bomba de altíssima pressão injeta o combustível por meio de um duto comum (daí o nome), o que proporciona melhor desempenho e redução do consumo de diesel.

Geraldo Rangel, da AEA

* * * * * * *

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]