Sou deficiente físico há mais de dez anos e comprei em janeiro de 2004 um veículo com isenção do IPVA, IPI e ICMS. Gostaria de saber se já posso trocar de carro ou ainda terei que esperar até janeiro de 2007 (um prazo de três anos) para fazer a nova compra.
Gustavo Kloss França, de Curitiba.
Resposta
Se o automóvel foi comprado em 2004, você só poderá adquirir outro após três anos, isto é, em 2007. Isso porque a isenção de ICMS só é liberada a cada três anos (diferentemente do IPI, cuja nova isenção pode ser conseguida depois de apenas dois anos). O desconto máximo de impostos na compra de veículos para deficientes físicos pode chegar a 27%. Este é o valor do desconto obtido na compra do Honda Fit CVT Automático que, de R$ 52 mil (preço normal), sai por R$ 37.857.
Para conseguir a isenção de IPI, CPMF e IPVA, o primeiro passo é entregar na concessionária uma série de documentos, em cópias autenticadas, como: RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de endereço, Imposto de Renda e o laudo do Detran atestando a existência da deficiência. Além disso, o comprador também deve assinar cerca de 12 formulários que serão entregues à Receita Federal (solicitando a liberação do IPI), à Receita Estadual do Paraná (responsável pela liberação do ICMS e do IPVA) e à Receita Estadual de São Paulo, onde se localiza a fábrica da Honda, que irá liberar o ICMS de São Paulo. Todas essas autorizações levam cerca de dois meses para serem avaliadas. Se não houver impedimentos no processo, após este período, a concessionária já poderá pedir o encaminhamento do veículo, que leva aproximadamente um mês para chegar a Curitiba.
Edenilson Reinhardt, supervisor Comercial da Concessionária Honda Niponsul de Curitiba.
* * * * * * *
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: automobilismo@gazetadopovo.com.br
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast