As rodas de liga leve realmente trazem benefícios ao desempenho ou são apenas um acessório decorativo?

CARREGANDO :)

Carlos Henrique dos Santos, de Curitiba.

Resposta

Publicidade

Há quem conheça as rodas de liga leve por rodas de magnésio, embora este metal — com raras exceções — não mais esteja presente na composição das ligas atualmente empregadas. Elas utilizam uma liga composta por alumínio (para menor peso), silício e ferro (para ganhar resistência), entre outros metais. A menor densidade da liga de alumínio representa, conseqüentemente, menor peso (aproximadamente 30% até 35 %) se comparado com as rodas de aço nas mesmas dimensões e aplicações.

Isso contribui para diminuir o peso não-suspenso do veículo – peso de todo componente que não repouse sobre as molas da suspensão, como freios, cubos, rolamentos, rodas e pneus. Também submete o sistema de suspensão a um esforço menor, garantindo uma menor força exercida no volante. Vale lembrar que quanto mais pesada a roda, maior será o esforço para colocá-la em movimento (nas acelerações) ou para cessar o movimento. O oposto (menor peso) significa também menor movimentação de massa, como também menos consumo de combustível e melhor estabilidade na pista.

Em contrapartida, as rodas de liga leve estão mais sujeitas a apresentar trincas em impactos fortes, como num buraco ou meio-fio, em comparação as de aço, mas isso também não quer dizer que estas não possam trincar nas mesmas situações, apesar de o ferro ser mais maleável que o alumínio.

E mesmo quando só amassa, a liga pode-se partir na tentativa de desamassá-la, exigindo a substituição da roda. Dependendo da composição da liga de alumínio a possibilidade de trincar no desamassar é maior ou menor. Fazendo-se uma análise criteriosa da região trincada pode-se soldá-la com total segurança. Outra desvantagem em relação à de ferro está no preço. A roda de alumínio é 60% a 70% mais cara.

Savino Villaverde Cendon, Sócio-proprietário da Condor Auto Center, em Curitiba.

Publicidade

* * * * * *

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).