Como saber se o alternador está com problema?
João Pedro dos Santos, de Curitiba.
Resposta
O alternador, como qualquer equipamento do veículo, deve ser inspecionado há cada 6 meses. A manutenção preventiva garante e amplia a vida útil do veículo. Porém existem alguns "alertas" que o alternador envia ao painel do carro. O "marcador da bateria" é o maior aliado em detectar problemas no alternador. Sempre que damos a partida, logo que o motor do veículo entra em funcionamento, a bateria é carregada pelo alternador e a alimentação dos "consumidores elétricos" do veículo é feita pelo alternador. Caso o alternador não esteja funcionando corretamente, a bateria entra como "fonte de alimentação auxiliar" para suprir as deficiências do alternador, ocasionando um desgaste maior da bateria. O alternador pode sim ser reparado, desde que seja por um especialista.
Delfim Calixto, gerente de marketing de produto para o mercado de reposição da Robert Bosch, empresa fabricante de alternadores.
* * * * * *
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automoveis@gazetadopovo.com.br).
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião